sábado, 10 de novembro de 2012

Sobre os livros

10. Você já leu algum dos livros? Se sim, qual(is)?
Sim, todos. A pergunta é um pouco vaga, mas tenho certeza que se refere apenas aos romances baseados na franquia, embora eu também tenha lido muitos dos outros livros (só não todos porquê, bem, não localizei alguns ainda).

Faz muito tempo que não tenho nenhum contato com qualquer dos livros, seja a trilogia original ou as adaptações dos filmes, mas eu lembro de ter me divertido com eles. Eu já mencionei isso vez ou outra aqui no blog, mas pretendo fazer postagens detalhadas sobre os livros. O melhor exemplo que posso dar aqui, e o que melhor recordo, refere-se à cena na Tumba da Luz Dançante. Na versão escrita, ela é bem mais ousada, onde Lara e Alex West ficam alternando entre si a posse sobre a peça do Triângulo da Luz para distrair a estátua gigante. O caso se repete diversas vezes e tenho certeza quase absoluta que, nos livros, as referências para os jogos são mais evidentes.

Já a trilogia possui um foco diferente, mas não menos interessante. Infelizmente as memórias são distantes, outro motivo para revisitar os livros. Sei que The Amulet of Power é o mais perto de uma explicação oficial que teremos sobre o que aconteceu com Lara após ser soterrada ao final de The Last Revelation: lembro de detalhes sobre o estado mórbido em que a moça foi encontrada, por um jornalista. The Lost Cult possuia uma personagem chamada Ajay (salvo engano) que era um rival perfeito para Lara, uma mescla entre Amanda Evert e a Doppelganger. E por fim, The Man of Bronze era uma história narrada em primeira pessoa, do ponto de vista da heroína. Era fascinante, mas mais curioso que isso foi a forma como essa mesma história vinculava a família Croft a outras famílias renomadas, como Holmes e Bond. Em um dos três livros também houve um evento importante no Brasil, de cabeça agora não lembro-me em qual (mas acredito que tenha sido no terceiro).

É uma pena que os livros pararam por aí. Eu adoraria que os jogos também recebessem o mesmo tratamento que os filmes; imagino que muita coisa poderia ser acrescentada para expandir o universo dos jogos e reforçar a mitologia dos mesmos, mas acredito que, a essa altura, eu preferiria uma nova história original.