quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Os figurinos esquecidos de Lara Croft

Atualização: postagem expurgada em julho de 2014. Confira a versão revisada aqui.



Abrindo o leque referente as inúmeras roupas que Lara Croft já vestiu ao longo dos jogos, esta postagem serve como complemento, trazendo informações de roupas que não apareceram nas versões finais dos jogos, exclusivas de certas plataformas e até mesmo outros personagens jogáveis. Atenção: algumas imagens foram feitas a partir de modificações feitas por fãs apenas para ilustrar o artigo.
Quando Atlantean Scion foi relançado para o Nokia N-Gage, em 2003, Angel of Darkness já havia sido lançado, talvez por isso fizeram uma retexturização da roupa clássica. Vídeos promocionais de Adventures of Lara Croft mostravam Lara na Antártida com uma jaqueta branca, ao invés da laranja que permaneceu na edição final. Algo bastante similar veio a acontecer com Underworld, uma década depois. E, ainda nessa linha, as roupas de The Next Generation eram bastante diferentes das vistas em AOD (felizmente, devo acrescentar). 
A roupa de mergulho de Dagger of Xian também sofreu uma retexturização antes de chegar ao mercado. Em sua expansão, The Golden Mask, existe um nível bônus que originalmente seria todo monocromático com exceção da nova variante do robe azul, mas por algum motivo o conceito foi descartado. Outra "vestimenta" que não inclui nas postagens é o escafandro de Chronicles; não sabia se devia considerá-lo um veículo ou uma roupa, embora, tecnicamente, acredito que seja a segunda opção.

Legend é um caso a parte. A quantidade de roupas presente no jogo é notável, e, mesmo assim, ainda existiram outras. Quando os fãs começaram a criar modificações, logo encontraram texturas para uma terceira variante da roupa Evening. Fora isso, acho conveniente ressaltar que algumas roupas têm detalhes diferentes quando o modo Next Gen é ativado; melhor exemplo é a roupa Goth.
A versão para PSP vinha munida de modos e, não poderia deixar de ser, roupas exclusivas. Ao todo, eram sete. Todas eram variantes, incluindo até mesmo uma nova e escandalosa versão da Winter no Coat. Uma dessas roupas, entretanto, era exclusiva do modo multiplayer, não podendo ser selecionada a livre arbítrio. Anniversary também teve roupas exclusivas no portátil; como toda a linha de roupas daquele jogo, eram três roupas de jogos anteriores (nota: não estão dentre as imagens da postagem; também falta a variante Suit, Gray de TRL).

[Atualizado em 14/03/2014: Confira as roupas exclusivas de TRL aqui, e as de TRA aqui.]
Com TRU, a Crystal assinou um acordo de exclusividade com a Microsoft, então além das duas expansões, a plataforma também recebeu seis roupas novas gratuitamente. Duas delas eram versões de roupas de jogos anteriores, duas eram variantes das roupas de mergulho, e outras duas foram desenhadas por estilistas canadenses e escolhidas num concurso (mais sobre isso em breve). 
Beneath the Ashes vinha acompanhado de seis roupas novas, sendo uma variante monocromática (e sexy) da Jungle, quatro biquínis diferentes e, é claro, a pseudoicônica Casual Explorer. Todas as roupas também podiam ser usadas nas fases de TRU. Em Lara's Shadow, a personagem era substituída pela Doppelganger, que não possuia roupas alternativas.
No que diz respeito a personagens jogáveis, em AOD, assumimos o controle de Kurtis Trent durante três fases. Entre os inúmeros destraváveis de TRL estavam duas versões de Amanda Evert; enquanto TRA contava com a Doppelganger original (sem pele) e a última forma de Natla, porém sem asas.
Guardian of Light foi um jogo desenvolvido com foco no modo cooperativo, colocando o segundo jogador na pele do próprio Guardião, Totec. Por si só, ele não possuia nenhuma roupa alternativa, porém através de pacotes de DLCs, tanto ele como Lara Croft podiam ser substituído pelas duplas Kane e Lynch ou Raziel e Kain, personagens de outras franquias da Eidos.
Para encerrar, segue abaixo um pôster que, infelizmente, nunca consegui adicionar à minha coleção. "Girl's Logic." Neste pôster, todas as roupas estão com os nomes que usei na postagem de TRL (e que a Tonner também usou em sua linha de figuras), mas, para todos os efeitos, você pode conferir na relação a seguir esses nomes e como eles aparecem no jogo.
Legend Office Wear (Monday)
Legend, Union Jack God Save the Queen
Legend, Black Office Wear (Wednesday)
Legend, Blue Office Wear (Thursday)
Legend, Pink Office Wear (Friday)
Biker Full Throttle
Biker, Red Jacket Biker Chick
Biker, no Jacket Hot Biker Chick
Evening Femme Fatale
Evening, Ripped Hello Boys
Evening, Red Stop Staring
Classic Classic Beauty
Classic, Gray Classic Beauty 2
Winter Let's Go Off Road
Winter, no Coat Pedal to the Metal
Winter, Orange Eco Warrior
Winter, Orange no Coat Hot Eco Warrior
Winter, Pink Angry Pink
Winter, Pink no Coat Hot Angry Pink
Catsuit Get Out of My Way
Snowsuit Sub Zero
Suit Don't Mess with Me
Suit, Cream Justice
Special Forces Ultra Combat
Special Forces, Urban Commando
Goth Cyber Goth Vixen
Goth, Lace Shirt Kiss
Sport Catch Me If You Can
Sport, Green Girl Power
Swimsuit Incognito
Swimsuit, Black Barely Under Cover
Amanda Death Rock
Amanda, Winter Sabbath