domingo, 8 de setembro de 2013

Curiosidades e conexões: The Cradle of Life

Finalmente encerrei a minha leitura da adaptação literária de Lara Croft: Tomb Raider - The Cradle of Life. Da mesma forma que o primeiro, diversas cenas são mais elaboradas do que visto no filme, mas, como um todo, nesse caso o resultado final sofre. Determinadas sequências ficaram sobrecarregadas, diálogos demasiadamente estendidos, e Lara digressiona com frequência, lembrando de coisas que aconteceram à meio mundo de onde está, por exemplo, o que acaba causando cansativas perdas de foco.

De qualquer forma, vou abrir a postagem da mesma forma que abri a de Lara Croft: Tomb Raider. Ao longo do livro existe uma nova menção referente à linhagem Croft: Lorde Winston Croft, trisavô de Lara. Uma família notável, não? Saindo dos Crofts, apenas através do livro os nomes completos de alguns personagens são revelados. O mão direita de Reiss se chama Sean O' Sullivan. Já o de Lara, por assim dizer, conhecido como Terry ‒  uma corruptela de Terence Patrick Sheridan. Outro nome nunca mencionado no filme é o da camponesa Shumei, contato de Lara Croft em Hong Kong.

Partindo para a história, Bryce havia recebido imagens de satélite do casamento em Santorini e também do terremoto, inclusive uma que mostrava um curioso pedaço de madeira que surgiu no mar. A partir de uma imagem gravada nesse fragmento, diretamente ligada ao império de Alexandre, Lara percebeu que algo importante devia estar lá em baixo. No seu resgate, após o Templo Luna, a cena deletada é descrita em detalhes, o que me fez pensar: Lara não carregava uma mochila consigo durante essa invasão em particular, onde sua câmera digital estava guardada? No diálogo, Bryce questiona o descuido de Lara quanto aos equipamentos que ele prepara para ela.

Após a sessão de treino com Hillary na mansão, Lara telefona para Kosa Maasai (outra cena excluída da edição final mas que pode ser conferida nos extras do DVD ou no link acima). As imagens que Lara fez no Templo Luna revelam uma gravura de um guardião das sombras no piso do templo. Após o telefonema, Lara pratica o tiro ao alvo sobre seu cavalo, vale notar que no livro os alvos são em formatos humanos. Lara via os assassinos dos Petrakis em cada alvo, e, após perder o último disparo por conta da distração do helicóptero, Lara o destrói com um soco. A dor em sua mão torna-se subjetiva perante seu desejo por vingança.

Lara nunca entra na cela de Sheridan. Além disso, o diálogo usado no livro é aquele apresentado num dos extras do DVD, com o teste de tela de Gerard Butler (abaixo). Eu particularmente gosto das menções às "discussões;" no caso de Terry, Lara havia visto um corpo sendo carregado para fora quando chegou na prisão, ressaltando o quão perigoso Sheridan pode ser. Após Lara e Terry partirem da prisão, Armin Kal telefona para Reiss para avisar que a moça havia sondado Terry sobre Chen Lo e os Shay Ling.


A cena da pagoda também acontece de forma diferente, especialmente no que diz respeito ao final. Após Reiss partir com o Orbe, seus mercenários não recuam o cerco à pagoda, uma vez que possuem Lara e Terry encurralados. Dois planos são elaborados às pressas: Terry encontra um estoque de tintas em spray em uma das lojas, enquanto Lara percebe um refúgio de touros (sim). Enquanto Terry arremessa latas e as explode no ar com disparos, Lara entra nesse refúgio, vira sua jaqueta do avesso (vermelha, para quem não lembra) e, após provocar os touros, monta nas costas de um deles e invade o centro da quadra, atingindo os carros e espantando os mercenários inimigos. "WTAF" descreve bem os meus pensamentos, e, provavelmente, os seus.

Lara liga para a mansão para mostrar o medalhão de dentro do shopping, no quarto andar subterrâneo, enquanto Terry prepara a rota de fuga em outro orelhão. O laboratório fica no oitavo e último andar subterrâneo. Aliás, falando no shopping, Terry traduz "New Central Shopping Mall" de um outdoor em chinês, mas quando Lara e Terry sobem até o 110° andar para fugir, o autor do livro usa "New Century Mall". Pode ter sido um deslize, mas como a menção de Terry é tão genérica pode ter sido somente uma frase e não o nome do lugar. Qualquer que seja o caso, ainda é diferente do apresentado no filme. No tiroteio com Sean no laboratório, Lara usa o mercenário sem falas (e sem nome) como escudo humano, e acidentalmente os circuitos do sistema de segurança do laboratório são alvejados, eliminando o contato visual de Terry.

Diferenças mais sutis dizem respeito à menções de tempo: Lara pede para que Terry espere por apenas três minutos enquanto ela lida com Chen Lo. No final, Bryce revela ter pilotado um helicóptero real por 11 horas, ao invés de apenas 2. Outras curiosidades menores: o nome nativo do vulcão na montanha de deus é Ol Doinyo Lengai, e a caverna do berço da vida é feita de antracito e seja lá que tipo de tecnologia alienígena capaz de distorcer a gravidade e a percepção humana sobre ela.

As referências aos jogos (e também ao primeiro filme) são menos frequentes e mais superficiais, mas ainda existem:
  • Antes do terremoto em Santorini, Lara havia reservado uma semana inteira para repousar em sua mansão, esquecer os fantasmas de Von Croy e Eckhardt e recuperar-se dos ferimentos de Paris e Praga (Angel of Darkness).
  • O negócio de Gus Petrakis, de recuperar vestígios de naufrágios e alugar unidades de mergulho para aventureiros, somente decolou após uma empreitada com a Natla Technologies (Atlantean Scion).
  • Na prisão de Barla Kala, Terry percebe que Lara está com uma perna machucada; Lara apenas comenta se tratar do resultado de uma discussão, mas lembra que aconteceu durante uma perseguição a Eckhardt em Praga (AOD).
  • A camponesa Shumei é velha conhecida de Lara, desde os tempos em que Lara havia feito sua primeira expedição à China (Dagger of Xian).
  • Na câmara com o exército de Terracota de Chen Lo, Lara tem a sensação de que as estátuas estão prestes à ganhar vida, relembrando um passado que nunca está distante o bastante (LCTR).
Pergunta não respondida: quem é Tobias Grayson? O livro sugere que foi um caso passado, assim como Terry Sheridan e, também, Alex West. Tudo que temos, porém, é um nome.


STERN, Dave
Lara Croft: Tomb Raider - The Cradle of Life
Estados Unidos
Pocket Star Books
2003
292 páginas
ISBN 074347709X