sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Os inúmeros DLCs de Tomb Raider

Há tempos eu pretendia fazer esta postagem, de forma similar à que eu havia feito na época de Guardian of Light, porém a quantidade de microtransações de Tomb Raider é, digamos, desestimulante. Como eu não queria escrever com base em suposições e pesquisas, aproveitei a recente promoção da Steam para adquirir os pacotes que não tinha. Com pouco mais que BRL 10, agora possuo todos os pacotes disponíveis para PC.

Vale notar que boa parte desses haviam sido distribuídos através de diferentes revendedores como bônus de pré-venda, então é provável que você já tenha um ou dois deles. Para facilitar as coisas, separei os DLCs em duas listas: a primeira coluna corresponde ao conteúdo que pode ser utilizado na campanha, enquanto os itens da segunda coluna são para uso no multiplayer. Para maior conveniência, ainda categorizei os DLCs, facilitando assim a explicação deles abaixo.

Uma última observação: existem inúmeros bundles que incluem diversos dos itens com um desconto comparado à compras individuais, então, caso você tenha interesse em adquirir qualquer dos pacotes, analise a disponibilidade e a questão custo-benefício dos bundles.

Campanha

Tumbas

Roupas

Habilidades
  • Agility
  • Animal Instinct
  • Headshot Reticule
  • Pistol Burst
  • Pistol Silencer
Multiplayer

Mapas
  • Shanty Town
  • Caves and Cliffs MP Map Pack
  • Shipwrecked MP Map Pack
  • 1939 MP Map Pack

Personagens
  • Bandit
  • Executioner
  • Fisherman
  • Scout
  • Archer *
  • Zac *

Armas
No que diz respeito à campanha, saiba que todas as habilidades são destravadas normalmente dentro do jogo, conforme você adquire XP e avança de nível. Comprar esses DLCs específicos faz com que você já comece com as habilidades ou melhorias das armas. Não joguei uma partida até o final para confirmar, mas, em teoria, isso significa que você vai terminar o jogo com alguns Skill Points de sobra.

As roupas só podem ser vestidas a partir do momento em que Lara faz o primeiro upgrade do Pry Axe, e são bastante diferentes entre si para justificar a compra de todas, mas obviamente você elegerá uma favorita para usar sempre (no meu caso, a camuflagem Hunter). Já a tumba opcional, bem... talvez seja a mais elaborada do jogo, porém, considerando-se que dura entre 5 e 10 minutos, tenha certeza absoluta de que deseja comprá-la.

Para o multiplayer é ainda mais difícil definir se os pacotes valem ou não a aquisição. Começando pelos mapas, Shanty Town não deveria ser vendido separadamente; eu, pelo menos, diria que está superfaturado. Já os outros três pacotes são bundles, na verdade, totalizando 7 mapas novos ‒  efetivamente dobrando o número de mapas disponíveis. O maior contra é que somente podem ser utilizados em partidas do modo Free For All.

As inúmeras armas são provenientes de Hitman: Absolution, e você pode conferir suas estatísticas base ao final desta postagem. Já os personagens podem acrescentar um pouco de variedade, mas não são indispensáveis. Naturalmente, estarão liberados assim que você comprar a chave, então não exigem nível ou sequer Salvage para que você possa utilizá-los.


Apenas para encerrar, existem dois personagens do multiplayer que foram distribuídos via DLC (para Xbox 360 apenas) e que não podem ser adquiridos como os demais. O Archer só pode ser adquirido através do código incluído junto à edição especial do controle oficial, e Zac, uma homenagem ao apresentador da série The Final Hours, foi distribuído através de códigos numa promoção limitada através do site da Nerd Machine.

Estas são as estatísticas base das armas de Hitman. Podem ser equipadas tanto pelos sobreviventes quanto pelos Solarii e também podem ser modificadas para melhorar certos atributos.