sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Fim de Jogo

Sem dúvida, este é o arco mais complexo e elaborado apresentado até o momento. Endgame é uma história crossover que foi apresentada em três partes, respectivamente, nas publicações Tomb Raider #25, Witchblade #60 e EVO #1. Além disso, vale notar também que houveram prólogos e epílogos em outras edições, Witchblade #58 a #61 até onde eu sei – embora TR #24 também alegue ser um prólogo para este arco (voltarei para essa edição quando sua história for retomada).

A imagem acima deve ser clara o suficiente.

A história começa com Lara e Sara Pezzini investigando um cemitério em Nova Iorque, onde um casal misteriosamente desapareceu. Sara testemunhou a senhora ser possuída por uma entidade que a Witchblade denominou como "Weave", antes do casal sumir. Enquanto Sara se dirige aos vizinhos em busca de possíveis testemunhas, o velho surge, possuído e falando de si mesmo no plural, e ataca Lara. Ela obviamente faz pouco caso dele, e, assim que ele cai inconsciente, uma forma de luz sai de seu corpo.

Numa perseguição pela cidade, a luz entra no metrô subterrâneo por onde guia Lara através de uma barreira de madeira para uma caverna gigantesca, onde centenas de outras luzes iguais permanecem estáticas. Lá, ela também encontra "aquele que dorme," e quando ela decide ser um trabalho para Sara, essa criatura acorda e transfere a Weave para dentro de Lara.

Mesmo tentando resistir, Lara e a entidade se unem. Sara fica sabendo da perseguição de Lara através do rádio policial, e, quando chega ao metrô onde ela teria entrado, uma explosão acontece: Lara, tomada pela Weave, surge, para o desconforto de Sara. Quando a entidade fala, apenas Sara consegue ouvir, como se ela fosse capaz de projetar sua voz. 

Ao contrário de Sara, os policiais não mantêm a calma e abrem fogo contra a criatura. As balas não surtem efeito, obviamente, e Lara dissemina a Weave em um prédio, afirmando que ele está vivo e isso é apenas o começo. Quando Sara questiona o que a Weave quer, ela diz que "aquele que dorme" está a procura da Witchblade.

Inúmeros discursos sobre vida e evolução depois, Lara prende Sara com a Weave. Sara, horrorizada ao ver a Weave reanimando o corpo de inúmeros policiais que Lara havia dizimado, se obriga a atacar Lara. Ao invés de revidar, Lara abduz Sara e a leva até o cemitério onde "aquele que dorme" aguarda. Quando ele sente a presença de Witchblade, ele desperta.

"Aquele que dorme" é identificado como Tarsem Vox, um Hyper Sapien. A constante destruição do planeta o tornou incapaz de acomodar a vida como a conhecemos; a única forma que a humanidade encontrou para sobreviver foi através da manipulação genética e nanotecnologia. Esse híbrido gerou um novo DNA biomecânico, humanos passaram a nascer com essa estrutura genética.

Em um roubo mal-sucedido, um grupo de jovens de 5030 DC é misteriosamente transportado para a data atual, onde a Witchblade está sendo dominada por Vox. Sara vê uma das meninas – Rayla – e imediatamente, embora não saiba quem é, sabe que tem uma ligação com ela. A distração causada pela chegada destes Hyper Sapiens permite que Sara ataque Lara, mas momentos depois Vox leva Sara para a superfície, deixando os demais na caverna.

Os jovens não são capazes de reconhecer a Terra como ela existe hoje, mas Rayla menciona que a portadora da Witchblade estava ali, na frente dos olhos deles. Na superfície, Vox fala que estudou todos os poderes da Witchblade, sabendo mais sobre ela do que qualquer outra pessoa. Um desses poderes é estar presente em toda a existência simultaneamente, o que lhe concede a capacidade de viajar no tempo, embora Vox reconheça que Sara não parecia ser alguém que remoldaria a história como quisesse.

Rayla esclarece para Lara que Vox, apesar de também ser do futuro, não é um deus e tampouco um benfeitor como ele afirma ser: ele assassinou a última portadora da Witchblade, avó de Rayla, e recebeu a única sentença de morte proferida naquele futuro. A sentença nunca foi cumprida pois ele encontrou uma forma de desaparecer. 

Quando os jovens decidem atacar Vox com os recursos biomecânicos que possuem, a Witchblade tenta se transferir para o corpo de Rayla. Vox ordena que Lara impeça isso de acontecer, e Lara, ainda sob domínio da Weave, toma a Witchblade. Sara insiste para que Lara não deixe isso acontecer: a Witchblade não escolheu Lara como portadora, portanto, irá matá-la.

Com o poder de Witchblade sobrepondo o da Weave, Lara consegue absorver toda a Weave disseminada pela cidade, aniquilando Vox no processo. Armazenando mais do que pode aguentar, Lara se despede e manda Sara se afastar. Em uma espécie de supernova no céu, a energia da Weave é destruída e a Witchblade cai, intacta, aos pés de uma Sara aos prantos...