quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Noites Árabes

Outra edição especial com um estilo de arte diferenciado, Tomb Raider: Arabian Nights coloca Lara em uma situação bastante peculiar. Em algum lugar no Iraque, Pérsia para qualquer pessoa que viva à sombra da história, Lara encontra um templo e é sequestrada por um besouro gigante.

Lá dentro, ela conhece a Scheherezade, que havia previsto o dia em que alguém tomaria seu lugar, libertando-a da maldição. Todas as noites, ela deve contar uma história interessante para entreter o demônio Shahryar para continuar viva. Realizando a incumbência com sucesso, ela permanece viva e bela: mil anos depois e ela não envelheceu um dia sequer.

Como Lara não se dispõe a ser a nova contadora de histórias, ela se tornará a próxima história a ser contada. Sugados para dentro de uma lâmpada mágica, as duas viram as protagonistas na nova história de Shahryar. A história existe ao redor delas, nesse mundo tão real quanto o exterior, mas as duas são livres para tomar as ações que desejarem.

Lara, obviamente, não aceita o destino que o demônio tenta impôr. Sob orientação de Scheherezade, ela conhece outro cidadão, vítima do demônio. Ele informa que a única chance de escapar é com a Escritura de Krys, momentos antes do demônio tornar ele e as duas mulheres inimigos públicos.

Numa câmara de tesouro, Lara encontra um pergaminho revelando a localização e a função da Escritura de Krys: um feitiço que pode reverter maldições. Para chegar até o local, entretanto, será necessário um tapete voador (porque estereótipos). Outro cidadão, Ali, poderia fornecer-lhe um, mas, para não se arriscar, manda uma mensagem através de um menino.

O informante menciona que um tapete voador aguarda dentro de uma caverna protegida por uma deusa cobra. Inabalada, Lara adentra a caverna e percebe que a mulher também está sob domínio de uma maldição: após resgatá-la, recebe o tapete como recompensa. Paralelo à isso, o demônio assassina o menino, para revolta de Ali que decide ajudar Lara à qualquer custo para saírem daquele mundo.

Após vencerem uma perseguição de tapetes voadores, Lara chega até a montanha onde estaria a escritura. Enquanto ela e o demônio se enfrentam em um combate corporal – obviamente sem chances de vitória para Lara –, Ali e Scheherezade encontram a escritura. Sem saber o que fazer com ela, arremessam-na para Lara que, rapidamente, recita o feitiço e quebra a maldição, expelindo os três para o mundo real.

Estranhos ao mundo moderno, Lara conforta os libertos dizendo que existe lugar para contadores de histórias, pois a Pérsia não entende o tempo.