domingo, 5 de janeiro de 2014

O Anjo da Escuridão

O arco The Angel of Darkness foi publicado em três partes (edições #32 a #34), mas, talvez para decepção de alguns, poucos são os elementos em comum da versão em quadrinhos com o jogo homônimo.

No Marrocos, Lara está fugindo de uma implacável perseguição após ser traída por alguém que ela costumava confiar. Por algum motivo, o homem que lhe ensinou tudo que sabia agora queria que estivesse morta – antes mesmo de entregar o objeto que recuperou para ele: uma das cinco pinturas obscuras.

Um tal de Raoul resgata Lara de avião, e eles voam diretamente para Paris. Von Croy aguarda ansiosamente pela entrega da pintura, ciente de que se Lara descobrisse as reais intenções dele, certamente faria de tudo para impedi-lo de acrescentar a última pintura à sua coleção.

No encontro com Von Croy, Lara questiona porquê ele tentou matá-la. Ele finge não saber de nada, mas o atirador de elite que estava a postos, pronto para alvejar Lara ali, na rua mesmo, é pego de surpresa por três assassinos do Cabal e, acidentalmente, dispara no peito de Von Croy ao invés.

Em um combate bastante acrobático, Lara esquiva dos ataques dos assassinos até que uma lâmina circular entra em cena, decapitando o primeiro alvo. Os outros dois, feridos, fogem. Antes que Lara descubra quem é o homem controlando a lâmina, Von Croy murmura suas últimas palavras, pedindo desculpas à – Eckhardt havia prometido-lhe imortalidade.

O homem se surpreende ao ouvir o nome Eckhart, e sai com Lara do local antes que autoridades cheguem. Seu nome é Kurtis Trent. Seu pai o havia iniciado na irmandade Lux Veritatis, devotada à defender o mundo dos praticantes de magia negra, mas, quando ele cresceu, ele se tornou legionário, viajando e matando pessoas exóticas, mas sempre assombrado por um monstro: Eckhardt.

O alquimista negro foi capturado pela Lux Veritatis e ficou preso por 500 anos. Quando escapou, caçou e matou cada um dos integrantes da irmandade. Ao morrer, o pai de Kurtis deixou como herança a lâmina Chirugai e três Periapt Shards.

Lara conta que Von Croy sempre foi obcecado pelas pinturas obscuras, tendo encontrado três delas antes de terem se conhecido. No local de excavação da quarta pintura, em Paris, Lara encontra Margot Carvier. Ela estava furiosa que Von Croy havia sumido com a obra sem dar notícias, mas ao receber a notícia de que ele morreu, imediatamente ataca Lara, assumindo que ela teria matado ele – Von Croy sabia que ela impediria ele de entregar as pinturas.

Dominada, Carvier então revela que Von Croy se encontrava com frequência com Eckhardt em Praga. Sabendo o próximo destino, Lara e Kurtis se dirigem para lá mas o jipe no qual estão é emboscado. Em uma experiência de quase morte, Lara recebe uma mensagem de Konstanin, dizendo que ela deve voltar para impedir o antigo mal que pode devorar o mundo se despertado.

O Cabal havia roubado a quinta pintura de Lara Croft e, somada às quatro roubadas do apartamento de Von Croy antes, Eckhardt agora poderia dar seu próximo passo. Ele se livra de todas as pessoas que o ajudaram nessa busca, sob a promessa de vida eterna, alegando que precisa enfrentar o Sleeper sozinho. Tão cedo embarca no helicóptero, ele explode o local, esperando eliminar quaisquer pontas soltas.

Lara e Kurtis chegam ao local tarde demais, mas, dentre os escombros, Rouzic (assim como Putai, um dos personagens que foi eliminado da versão final do jogo) informa que Eckhardt os traiu e está prestes à despertar o nephilim, na Turquia. Ele obteve a importalidade ao usar o sangue da criatura séculos atrás, mas não conseguiu completar o processo pois a Lux Veritatis matou a criatura com o Periapt Amulet – condenando Eckhardt a usar sangue humano periodicamente para não se transformar em uma aberração.

Na Turquia, Kurtis morre, empalado pelas costas e Lara é capturada, levada diretamente para o local onde Eckhardt está com o anjo. Ele afirma que o dia deste novo despertar estava previsto há séculos. Ao fundir as cinco pinturas em apenas uma, o anjo (e Kurtis, também, por algum motivo) revive. Fora de controle, o nephilim devora Eckhardt. Lara se aproveita desta brecha, apunhalando o monstro com o que restou do amuleto.

Lara beija Kurtis quando se despedem. Raoul carrega as pinturas para o avião, e ela diz que elas devem ser novamente dispersas pelo mundo, para a eventualidade de outro nephilim existir em algum lugar...