quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Tesouros Ancestrais: Lara Croft no seu RPG

Esta é a primeira postagem referente à adaptações de Tomb Raider para sistemas de RPG. Como tal, achei que seria conveniente iniciar trazendo o conteúdo publicado pela extinta revista especializada Dragão Brasil.

A primeira aparição de Lara Croft ocorreu na edição n.35 – matéria de capa, inclusive –, em 1997. A publicação trouxe a ficha da personagem para uso nos sistemas GURPS e Storyteller, bem como Só Aventuras (posteriormente oficializado como Daemon). 

Anos mais tarde, a publicação inaugurou uma coluna chamada "Tesouros Ancestrais." O propósito da coluna era revisar os artigos mais populares, bem como readaptá-los para sistemas da época. No caso de TR, a edição n.75 trouxe o mesmo artigo, desta vez incluindo a ficha de Lara Croft para o sistema 3D&T, o que nos traz ao real motivo desta postagem.

Ainda no início dos anos 2000, quando eu definitivamente assumi a persona Treeble, eu era um dos editores do portal Página dos Defensores, uma página completamente dedicada ao sistema 3D&T (criado pelo editor da própria DB). Não demorou muito até eu tentar reunir as duas manias, mas essa adaptação, que escrevi com grande ajuda de William, editor e fundador da PdD, fica para um futuro bastante próximo...

Vale ressaltar também que eu não tenho nenhum contato com esse universo há muito tempo, mas acredito que quaisquer jogadores ou mestres que esbarrarem nesse conteúdo precisarão revisar as fichas, se pretendem utilizá-las em campanhas atuais.