quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Detonado de The Lost Artifact: It's a Madhouse


Lara tornou-se bem familiarizada com o Quinto Artefato e seus poderes aterrorizantes. A busca deveria terminar agora, mas há muitas perguntas não-respondidas. Quem está por trás de tudo isso? O que planejavam fazer com o Quinto Artefato? Por que os prisioneiros mutados estavam sendo enviados para um zoológico francês fechado? Outros experimentos estariam sendo feitos no zoológico? Exatamente que tipo de poder tem esse Quinto Artefato? Todas certamente serão esclarecidas, pois Lara desembarca em uma praia deserta da costa francesa.

  • It's a Madhouse!
A fase começa com Lara sendo puxada pela correnteza para dentro de uma caverna após o seu bote naufragar. Recupere a Hand of Rathmore, no canto da área (acenda um flare se estiver com dificuldades para localizá-la) e então suba as escadas para entrar no zoológico.
Você pode explorar o pátio à esquerda para encontrar alguns cartuchos. Quando estiver pronto, siga pelo caminho à frente e então à direita. Lide com os tigres brancos na escadaria desnivelada, então suba no toldo azul e pule para o pátio superior, onde há um poste de luz. Caia pelo buraco na folhagem para coletar a Zoo Key.

Retorne para a área anterior e use a chave no portão abaixo do toldo pequeno. Desça até a sala de observação e acione a alavanca para abrir uma grade no fundo da sala: siga para lá. Se desejar, rasteje pelo buraco na vegetação para encontrar alguns suprimentos. Suba pelo bloco a esquerda e você chegará à um pequeno labirinto externo.

Existem apenas duas saídas. Mantenha-se à esquerda para encontrar uma que te levará diretamente para a jaula dos tigres brancos. Perto da jaula, observe que existe uma passagem escondida atrás de uma planta: atravesse-a e suba para localizar o segredo 1. É de extrema importância que você acione a alavanca na estátua para abrir a passagem para outro segredo no nível. Após recolher os itens e apreciar o panorama, retorne ao labirinto por onde veio.
Novamente, mantenha-se à esquerda e você encontrará a outra saída, que leva à uma área de pontes de madeira sobre uma piscina. Alguns macacos invadirão a área e roubarão a Aviary Key: após recuperá-la (e os demais itens dispersos na área), salte para o buraco na parede.
Pendure-se no teto dessa área e siga até a rampa do outro lado, escorregando e saltando para a fenda na parede. Desloque-se o máximo que puder para a direita para poder descer em segurança. Rapidamente suba na alcova para evitar que o tigre te empurre contra os espinhos. Eliminada a ameaça, siga para a área com as placas de metal.
Suba as escadas à esquerda e acione a alavanca para abrir a porta. Num primeiro momento, não há nada para se fazer nessa área, então siga em frente, escale a parede e use a corda para deslizar para uma pequena ilha. Durante a descida, você verá o portão perto das escadas se abrir. Lide com os macacos, se desejar (apesar de inofensivos, estão coletando os medikits da área) e então atravesse o portão, subindo novamente as escadas.
Observe que agora, nessa sua segunda visita à essa área, um portão se abriu, permitindo que você acesse um pequeno pátio contendo o segredo 2. Após coletar os itens, volte até a ilha dos macacos. Perto do bloco com uma pequena ponte existe um buraco. Rapidamente mergulhe e colete uma segunda Aviary Key no fundo, voltando à terra firme antes que as piranhas que dominam essas águas façam pouco caso de você. Acione a alavanca, suba no bloco e corra para atravessar o portão antes que ele se feche.
Volte para o pátio com os toldos e use uma das chaves no portão do outro lado para entrar no aviário. Novamente, a água está tomada por piranhas, mas você pode explorar os níveis inferiores para alguns suprimentos extras. Siga a estreita ponte para a escada natural no final e suba para o topo das árvores. Cuidadosamente trilhe seu caminho até um bloco no centro da área, então pendure-se na corda e deslize para a próxima área.

Assim que cair no chão, utilize a segunda chave no pedestal da estátua para abrir um portão. Siga em frente, ignorando o buraco no chão à esquerda e seguindo pelo corredor à direita ao invés. Lembra-se da alavanca que acionou dentro da primeira área secreta? Então, ela abriu o alçapão aos pés dessa estátua. Desça para encontrar o segredo 3.
Colete os itens e observe que existe uma área segura no nível inferior: desça para chegar à praia, onde alguns itens adicionais podem ser recolhidos. Para retornar, escale os blocos amarelados e você chegará na área que o buraco que ignorou teria te levado.

Evitando a substância esverdeada, localize um corpo sacrificial em um dos nichos. Salte até ele e insira a Hand of Rathmore em seu peito para finalizar o nível.