segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Detonado de The Lost Artifact: Shakespeare Cliff


Por uma vez Lara perdeu ‒ outra pessoa havia chegado ao Quinto Artefato primeiro. Mas quem? O telegrama avisara sobre mais alguém. Eles devem estar com ele. Quem quer que sejam, eram bons ‒ os guardas de Willard continuavam a proteger cegamente algo que não estava mais lá. E o que era essa substância brilhante, mortal ao toque? Um desagradável subproduto do artefato desaparecido, certamente... Perplexa, Lara voltou para sua mansão para planejar sua próxima ação.

Alguns dias mais tarde, uma invasão inesperada durante o chá da manhã e sua próxima pista chega alegremente pelo jardim, trazida por um entregador de jornais mal-humorado. O reparo dos danos provocados pela explosão do túnel na semana anterior havia começado; seu jornal matutino informava a destruição causada "por alguma força desconhecida." Ela observa que uma "misteriosa substância brilhante" havia sido encontrada nos destroços do túnel ‒ um brilho bastante familiar...

Lara sorri enquanto termina a refeição... Ugh! Chá frio! Mas uma pista fervendo!  

  • Shakespeare Cliff
O helicóptero te deixará em uma área de descarga externa; após lidar com o guarda, acione o switch e entre na construção. Na segunda sala, observe um bloco azul no meio do caminho: empurre-o contra a cerca à esquerda para revelar munição de shotgun e, então, puxe o bloco de volta novamente. A cerca silenciosamente se abriu, revelando a entrada para o segredo 1.
Você pode recolher algumas granadas se descer pelo caminho óbvio e quebrar a cerca de ventilação, mas a real saída desta área está escondida pela cerca de ventilação à esquerda da passagem. Suba, tomando cuidado com as armadilhas de fogo para encontrar uma escavadeira gigante no topo.

Localize a superfície diferente nas rampas: escorregue de costas por ela para se pendurar na escada diretamente abaixo. A escavadeira começará a descer, então seja breve: na descida, use a pequena plataforma a esquerda ‒ cuidado com o fogo ‒ para saltar para a área no lado oposto, com as hélices gigantes.
Próximo à hélice, acione um switch no bloco para abrir um alçapão. Suba no bloco e então rasteje para dentro do túnel azul para encontrar o switch que vai desativar as hélices. Retorne e desça pelo alçapão.

Escale a mureta e pule sobre o buraco por onde a escavadeira desceu. Do outro lado, pule sobre a rampa e suba pela plataforma próxima a cerca para encontrar uma porta aberta. A cerca de ventilação sobre a armadilha de fogo pode ser destruída, revelando um caminho para uma sala com alguns suprimentos.

Escorregue pelo outro lado. A câmara mudará de ângulo, revelando um grande túnel subterrâneo. Salte para o outro lado e sobre a rampa para a porta: um vagão de metrô passará imediatamente por trás de você. Antes de entrar pela porta, salve o jogo. Vamos brincar com a morte um momento.

Siga em direção aos portões abertos, de onde o metrô veio, sempre mantendo-se paralelo à parede da esquerda. Quando estiver se aproximando da luz vermelha, uma música indicará que você está abusando da sorte. É de extrema importância se mover com cautela, sempre rente à parede: assim que a luz ficar verde, outro vagão atravessará o túnel.
Se você estava na posição correta, terá sentido sua alma sair do seu corpo, mas estará livre para explorar a área. Colete o medikit a frente e salte para a alcova à esquerda, onde encontrará uma locomotiva à vapor e a Rocket Launcher: o segredo 2. Retorne para a porta no túnel e entre.

Mate os dois inimigos e monte no quadriciclo. Use as rampas para subir e saltar para o outro lado do túnel. Sempre que precisar de um impulso, lembre-se de segurar Correr+Ação enquanto o veículo estiver parado para uma aceleração extra.

Com o quadriciclo, salte sobre o buraco e dirija para a esquerda, pelas rampas, evitando os buracos. Pare quando chegar em uma grande área com um vagão de metrô. Acione o switch à esquerda para abrir uma porta azul por perto e tome nota dessa sala: ela é crucial para o último segredo.
 
Monte no quadriciclo novamente e use a rampa à direita para subir no vagão e saltar para o outro lado do buraco. Desça pelo túnel à direita e salte a rampa de madeira, então contorne a sala para chegar em uma superfície plana, de concreto. Caia pela esquerda, em direção ao metrô suspenso, para atingir um nível de terra inferior.
Use a área à direita para fazer o retorno e virar-se para usar a rampa e saltar para o pequeno nicho de onde um soldado está atirando em você. Deixe seu quadriciclo aqui por um momento, acione o switch na parede e observe um portão abrir. Antes de seguir para lá, porém, siga o caminho a pé para pegar o Drill Activator Card no final da ponte metálica.

Retome o quadriciclo e atravesse os portões que viu se abrindo. Siga pela direita e acione o switch próximo para ativar o motor desta escavadeira horizontal. Um alçapão se abriu, desça por ele e use o cartão que acabou de recolher para derrubar à parede imediatamente acima. Suba por ela e desça pelo buraco revelado.

Você escorregará para um nível inferior. Acione o switch para abrir os portões de saída do nível. Salte o buraco e colete o Pump Access Disk no chão, mas não siga em frente! Ainda temos um segredo para recolher neste nível...
Vire-se e localize a escada azul na parede oposta. Suba por ela, então salte para o monte de terra à esquerda, localize outra escada na alcova e continue a subir. Lembra-se daquela saleta atrás da porta azul que você abriu quando chegou nesta área? Entre e use o disquete para inundar a área.

Mergulhe e colete os arpões, se desejar, então nade através de um buraco rústico na parede para encontrar uma área vulcânica: o segredo 3. Salte cuidadosamente pelas plataformas planas para atravessar a lava. Quando chegar em um canto aparentemente sem saída, pendure-se na beirada da rampa acima e siga à esquerda, então suba, vire-se e salte para o centro da área, onde encontrará alguns suprimentos e um atalho para retornar.
Nade de volta e pela passagem, agora inundada, atrás do portão em direção a porta amarela para finalizar o nível.