domingo, 3 de agosto de 2014

Detonado de The Lost Artifact: Willard's Lair


Willard devia estar guardando algo muito especial, para ter todos esses guardas por perto, pensou Lara. Eles não devem saber sobre o fracasso do seu experimento, mas o telegrama dizia que o Quinto Artefato estava aqui. É obvio que não está na parte principal do castelo, talvez o isolamento natural de Loch esconda um segredo mais profundo e tenebroso... Um calabouço ‒ perfeito para atividades subversivas e esconder coisas! O melhor caminho? Encontrar um portão trancado e passar para o outro lado. 

  • Willard's Lair
Antes de iniciar, vale um aviso: este nível é repleto de armadilhas mortais. Sempre que sobreviver à uma área, lembre-se de salvar seu jogo para não perder seu progresso. Imediatamente após escorregar a rampa, uma parede de espinhos forçará você a pular pelo buraco na parede. Você deslizará para uma rampa inferior, de onde uma pedra virá rolando do topo.

É importante você descer até perto do fim da rampa, rolar e pendurar-se na beirada: a pedra rolará por cima de você, sem atingi-lo, e com calma você poderá voltar para a rampa e coletar a Crowbar. Ela é de suma importância para um segredo. Alguns arpões também podem ser recolhidos no nicho de onde a pedra veio.
Desça pelas pedras ao final da rampa e caminhe em direção à uma área escura, repleta de pedras rolantes. A cada passo que der, preste atenção a possíveis tremores e barulhos: em caso afirmativo, procure a origem para evitar ser esmagado. Após desarmar a área, siga pelo corredor até uma cerca protegendo um medikit.

Escorregue ela rampa à esquerda e use a tocha à frente como referência. Diretamente ao lado dela, escale pelo vão na parede à direita mas não se mexa: fique abaixado e pronto para voltar assim que a parede de espinhos do andar anterior passar por você. A janela de oportunidade é pequena, mas você deve descer em segurança antes de ser atingido pela parede deste segundo andar.
Corra até o fundo da sala, de onde a parede veio, para encontrar o segredo 1. Escale pelo vão novamente e agora você tem duas opções diferentes para prosseguir. Uma alavanca nesse andar vai abrir o portão de ferro acima, mas se você preferir, pode enganar a parede do terceiro andar (subindo e descendo pelo vão rapidamente) e entrar pelo buraco acima da poética menção abandon hope all ye who enter here.

Os dois caminhos são bastante lineares, na verdade, e enquanto um é tomado por armadilhas de espinhos, o teto do outro está em constante colapso. Os dois caminhos se unem no topo, em um estreito corredor acima de espinhos (se você veio pelo buraco, escale as vinhas na parede): pule para a plataforma acima para acessar uma espécie de escada.
No topo, você chega a um escritório dentro do castelo. Alguns guardas protegem o mapa central; após lidar com eles, colete a Cairn Key sobre a bancada ‒ ela é importante para um segredo. Falando em segredos, em um canto com algumas caixas pequenas empilhadas, localize uma que Lara pode puxar. Retire-a do caminho para revelar uma porta com cadeado.
Utilize a Crowbar que coletou no início do nível para abri-la e entrar. Suba no lado direito e puxe a caixa duas vezes para revelar a presença de outra caixa, puxe esta uma vez. Agora faça a volta e suba pelo outro lado, empurrando ainda outra caixa e revelando um mapa menor: o segredo 2. Retorne e dirija-se para as estantes no canto da área.

Observe que existem dois tipos de estantes. Aproximar-se daquelas de tonalidade marrom fará com que passagens secretas nessas estantes se abram. A saída será revelada em uma passagem secreta no lado esquerdo das estantes, um túnel com avisos de radioatividade.

Suba e veja que Lara chegou tarde demais: alguém já roubou o artefato. Evite a gosma borbulhante e siga pelas escadas à frente. O nível se encerrará quando você subir pelo vão no topo, mas ainda temos uma tarefa pendente nesse nível...
No decorrer dessa escada, observe que existe uma abertura na parede à direita. Salte para dentro dela e você se encontrará em uma área do nível anterior, que não aparenta possuir nada além de uma adorável névoa. Na parede próxima às plataformas de madeira, localize um buraco quadrado para encaixar a Cairn Key que você coletou no escritório.

Isso invocará alguns guerreiros escoceses e, também, abrirá um portão próximo ao vão de saída do nível. Após enfrentar os escoceses, localize o portão aberto, pendure-se na beirada e desça em segurança para uma das mais lindas áreas já apresentadas na série: o segredo 3. Explore os jardins para encontrar as Uzis.
Como você não pode retornar para o final do nível daqui, localize um buraco próximo ao monumento e siga pelos túneis subterrâneos para encontrar o seu helicóptero, pronto para levá-lo ao seu próximo destino.