segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Desafios renovam partidas dos clássicos; TR1

Jogadores veteranos certamente já se depararam com tópicos em fóruns sugerindo diferentes formas para abordar novas partidas dos clássicos. Os desafios geralmente consistem em terminar o jogo usando somente as pistolas, não usar medikits, não matar inimigos e assim por diante. Alguns mais exóticos (e recentes) trocam as pistolas pela Harpoon Gun em Dagger of Xian, por exemplo.

Algum tempo atrás, o fã doppeL postou, no fórum oficial, uma sugestão até então inédita para mim. Ele adaptou as regras de Nuzlocke, originalmente concebidas por jogadores da série Pokémon, para uso nos três primeiros jogos. Já tendo terminado os jogos diversas vezes, inclusive sob alguns dos desafios supracitados, achei esse interessante por restringir o número de saves. 

Decidi que, quando entrasse em férias, dedicaria algumas horas para revisitar o clássico Atlantean Scion. Como eu não faço transmissões ao vivo, poderia facilmente burlar o número de vidas, então alterei levemente as regras que ele propôs:
  • Usar apenas as pistolas
  • Coletar apenas um medikit por nível
  • Salvar até 10 vezes no jogo inteiro (mais um save bônus no final do jogo)
A restrição de saves exponencia a dificuldade do jogo, uma vez que estamos tão habituados a salvar a cada ação bem-sucedida e simplesmente reverter o save em caso de erro. Considerando que o jogo possui 15 níveis de dificuldade progressiva, é sábio espaçar os saves nos níveis iniciais de forma a ter alguns de sobra no ato final.


Devo admitir, foi mais simples do que eu pensava: apenas no ato final as coisas ficaram realmente difíceis. Não pretendo continuar com demais jogos, porém. TR2, por exemplo, possui uma quantidade de inimigos armados equivalente a TR2013 e imagino que a frustração seria constante, o que por si anularia qualquer tipo de diversão...