sábado, 6 de agosto de 2016

Tomb Raider original legendado em português


Essa é, talvez, minha colaboração mais relevante para a comunidade brasileira de Tomb Raider nesse especial de 20 anos. Espero que seja de serventia.

Hoje em dia, praticamente todos os jogos são lançados com localização parcial ou até mesmo integral em português brasileiro. Nem sempre foi assim, porém, e mesmo os jogos clássicos de Tomb Raider sofrem com um mal ainda pior: sequer dispõem de legendas em inglês.

As versões para PC acompanhavam o manual devidamente traduzido, mas tudo que ouvíamos muito provavelmente passou batido para a maior parte dos jogadores. Felizmente os jogos não são grandes dependentes da história, mas, mesmo assim, eis aqui uma oportunidade que vi para retificar isso usando o formato atualmente popular de "filme".

Todas as cutscenes de TR1 estão reunidas cronologicamente e devidamente legendadas. Quero avisar desde já que se trata de uma tradução livre e adaptada, como todas as que tenho feito até aqui, pois muito teria se perdido com um método verbatim. Devido ao curto e risível alcance de meu perfil no YouTube, decidi usar o canal do PSX Brasil para divulgar esse projeto.

Dependendo da recepção desse projeto em particular, quem sabe o que o futuro reserva?