sábado, 3 de setembro de 2016

As aventuras literárias de Lady Croft

Jogos, quadrinhos, filmes... por que não livros? Tomb Raider transcendeu os games para oferecer aventuras nas mais variadas formas, nada mais justo que relembrá-las nesse cronograma.

Infelizmente, não existem livros em número suficiente para fazer uma seleção dos melhores, e, francamente, nesse nicho do universo em particular não seria exatamente fácil. Assim sendo, vou apenas deixar aqui uma relação completa dos mesmos para referência, de forma similar à lista de jogos, com um breve comentário sobre a história de cada um.

Relembrando que teremos um novo livro em nossas mãos em poucos dias: The Blade of Gwynnever tem sofrido uma série de atrasos desde seu anúncio, mas (a menos que um novo atraso venha a ocorrer) deve ser finalmente publicado lá fora no dia 13 deste mês. Dedos cruzados para que essa espera resulte numa leitura agradável e fiel à personagem...

[ * * * ]

Lara Croft: Tomb Raider
Dave Stern (2001)
A 'romantização' do primeiro filme, desenvolve melhor o roteiro da aventura em torno do Triângulo da Luz, além de inserir diversas referências dos jogos – apesar das diferenças entre os universos.  Uma boa leitura, sem dúvidas. Teve sua versão simplificada (escrita por Mel Odom) traduzida e lançada no Brasil pela editora Arx Jovem. (Pocket Books Media Tie-In)

Lara Croft: Tomb Raider - The Cradle of Life
Dave Stern (2003)
O mesmo autor do primeiro livro também assina a 'romantização' do segundo filme. A busca pela Caixa de Pandora, porém, se torna maçante ao receber uma dose desnecessária de passagens confusas. Assim como o anterior, também teve sua versão simplificada (de Nancy Krulik) lançada no Brasil pela Arx Jovem. (Pocket Star Books)

Lara Croft: Tomb Raider - The Amulet of Power
Mike Resnick (2003)
O primeiro livro de uma série de aventuras inéditas. Este conta uma história ocorrida entre The Last Revelation e Angel of Darkness, explicando como Lara sobreviveu ao colapso da pirâmide e imediatamente passou a ser perseguida por uma seita que acredita que ela encontrou o Amuleto de Mareish, portador de poderes inimagináveis... (Del Rey Books)

Lara Croft: Tomb Raider - The Lost Cult
E. E. Knight (2004)
O culto dos Méne tenta reviver um deus adormecido capaz de exercer controle mental sobre as pessoas, e cabe a Lara impedir isso de acontecer. No caminho, ela enfrenta uma antiga aprendiz (que desenvolveu um "complexo de Croft", digamos) que caiu sob domínio do culto. (Del Rey Books)

Lara Croft: Tomb Raider - The Man of Bronze
James Alan Gardner (2005)
O último livro da trilogia original toma um rumo diferente, sendo completamente escrito do ponto de vista de Lara Croft. Coincidência ou não, também é o melhor da série. Dois seres milenares, Bronze e Silver, assumiram os papeis de diversos deuses opostos no decorrer da história humana. Lara precisa reunir membros decepados de Bronze para que juntos possam impedir Silver de causar mais problemas à humanidade... (Del Rey Books)

Tomb Raider: The Ten Thousand Immortals
Dan Abnett e Nik Vincent (2014)
Quase dez anos depois, recebemos uma história original inspirada pelo reboot de Tomb Raider. O livro (não) dá continuidade aos eventos do jogo, apresentando uma Lara lidando com traumas causados pelo que viveu enquanto recorre a arqueologia para salvar a vida de Sam, que supostamente tentou suicídio após o ritual que conseguiu inserir parcialmente o espírito de Himiko em seu corpo. Alerta de spoiler: o livro é absurdamente chato. Em 2016, foi lançado no Brasil pela editora Nemo. (Penguim Random House)