quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ascension

Não sei explicar o porquê, mas eu sempre tive um certo preconceito quanto à este fanfilm. Após tê-lo finalmente assistido atenciosamente, posso dizer que a única coisa que me incomodou nele foram as botas de Lara Croft. Não me oponho a introdução de novos estilos e roupas, bem pelo contrário, mas a escolha das botas não me agradou.

De qualquer forma, Ascension explora o conceito de que tudo tem começo e fim, intercalando uma boa e surpreendentemente bem desenvolvida história de fundo com um pouco de drama na família Croft. Eu particularmente achei a mãe de Lara sensacional, tanto pela atuação quanto pelas linhas da personagem. 


Ao longo de seus 60 minutos, existem muitas referências aos jogos (e até mesmo filmes) da franquia, desde a queda do avião nos Himalaias até menções a outros arqueólogos, como um certo Von Croy. A temática maia por trás da Ascension Stone parece bastante sólida, e tenho que dizer que o físico de Anna Tyrie é invejável -- acho que a cena do tiroteio na caverna é o ápice do filme nesse aspecto.

Eu tinha um arquivo com legendas salvo desde sempre, mas não tinha noção do quão pífio era o trabalho. Tudo bem que não existe dinheiro ou apoio moral algum envolvido, mas se não é para fazer as coisas direito, por que se dar o trabalho em primeiro lugar? Coisas como "If we weren't firing blanks, you'd be dead." são traduzidas como "Se não fossemos brancos, estaria morta." Sério mesmo?

Para encerrar, tenho vagas lembranças de que, após a conclusão deste projeto, o diretor Stephen Reynolds havia mencionado no fórum oficial que pretendia fazer um crossover entre Lara Croft e Bruce Wayne. Acho que a ideia nunca saiu do papel, o que, tenho que admitir, é uma pena.

www.tombraiderascension.com