segunda-feira, 1 de abril de 2013

Back to Basics: Northern Legends

Ontem à noite, a mais recente edição do desafio Back to Basics teve suas fases liberadas. O desafio originalmente consistia em desenvolver um nível usando apenas os recursos básicos do Level Editor, permitindo uma competição balanceada entre os participantes, e, para evitar que os autores fossem favorecidos pelos jogadores, durante os dois primeiros meses os autores de cada nível são desconhecidos. Ao término deste prazo, os melhores níveis são condecorados e seus autores recebem prêmios variados.

O desafio acabou tornando-se uma tradição anual e, para evitar que caísse no marasmo, as regras foram alteradas levemente desde sua concepção. Os autores não são mais limitados a um conjunto de objetos e texturas do conjunto básico do TRLE, agora um conjunto específico é criado para a ocasião e os autores não podem modificá-lo em nenhum aspecto. O critério para se sobressair continua sendo o mesmo: a criatividade do autor em utilizar os recursos da melhor maneira possível.

O anonimato dos autores permite uma extensão da competição aos jogadores, num jogo de adivinhação: quem der os melhores palpites sobre quem construiu cada nível vence a subcompetição e, também, é premiado pelo feitio.

Nesta oitava edição do projeto, 17 níveis com a temática nórdica estão disponíveis. Eu já joguei o primeiro e gostei bastante da ambientação, isso não significa muito uma vez que gostei praticamente de todos BtB até aqui, mas desta vez vou me puxar e terminar todos os níveis dentro do prazo estipulado