quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Considerações finais sobre a coleção Atlas

Encerrando essa sequência de postagens dedicadas à coleção Lara Croft Tomb Raider: Les Dossiers Officiels, vou brevemente comentar a versão Privilège e também o fracasso da publicação inglesa. Muito do que está escrito aqui é baseado em memórias e recordações daquela época, portanto perdoe qualquer deslize.

Primeiro, a versão Privilège: residentes franceses tinham a possibilidade de assinar à revista e, por um valor adicional, optar por essa versão ao invés. Além de receber as figuras comuns em casa, os assinantes também tinham direito à outros bônus. Os mais "simples" e imediatos eram um chaveiro, um relógio e uma bolsa.

O grande atrativo para optar pela Privilège, entretanto, eram os dioramas exclusivos. A Atlas produziu uma tiragem limitada de seis dioramas (um para cada um dos jogos lançados até a época). Além disso, cada diorama vinha munido de réplicas em escala dos artefatos dos jogos.
  • Tomb Raider, Lara Croft vs. T-Rex
  • Dagger of Xian, Lara against the dragon
  • Adventures of Lara Croft, Lara on her quadbike
  • The Last Revelation, Lara and the sidecar
  • Chronicles, Memorial Statue
  • Angel of Darkness, The Death of Von Croy
Não sei dizer exatamente o que incentivou uma segunda leva de dioramas, mas ela existiu. Uma tiragem simbolicamente menor que a primeira com seis cenas novas, agora também cobrindo Legend e Anniversary (porém sem réplicas de artefatos ou quaisquer outros agradinhos).
  • Anniversary, Lara recovering the Scion
  • Anniversary, Lara on the Hand of Midas
  • Angel of Darkness, Lara vs. Kurtis at the Louvre
  • Dagger of Xian, Lara on the boat
  • Anniversary, Lara against a mummy
  • Legend, Lara against the Yakuza boss
Por fim, aos assinantes também foram distribuídos seis volumes encadernados e em capa dura, contendo todas as fichas dos fascículos. Gostaria muito de folhear um desses tão somente para ver como fizeram o trabalho, mas, como os livros eram lançados paralelamente aos fascículos (ou seja, as seções ainda não haviam sido concluídas), imagino que simplesmente reuniam o material e retiravam capas e contracapas, resta saber se reorganizaram as páginas ou se as seções ficaram intercaladas...

Agora, a maior sacanagem de todas: Lara Croft Tomb Raider: The Official Fact Files. Quando a publicação francesa estava em algum lugar entre a vigésima e a trigésima edição, a editora DeAgostini anunciou que estaria desenrolando a mesma coleção em território inglês. A essa altura, TRL já havia sido lançado e, portanto, a arte da capa das revistas foi alterada (confira abaixo digitalização de uma das edições que possuo).

Antes da revista sequer entrar em circulação, para um teste de mercado como a Atlas havia feito na França, porém, a DeAgostini já sacou as armas grandes. Os brindes revelados para quem optasse por assinar não incluiam os dioramas, mas contavam com exclusividades que nunca viram a luz do dia. Além de coisas mais básicas como pôster, camiseta e um DVD promocional, lembro-me que também existia uma espécie de base com um buraco redondo, onde você poderia colocar a sua figura favorita da série para ganhar destaque dentre a coleção.

Fora isso, acho que só existia o anúncio do fichário que, assim como as revistas, utilizava artes de TRL ao invés de Angel of Darkness. Lembro-me que não sabia para que lado correr na época, afinal, já estava com a coleção da Atlas em andamento, mas o que os colecionadores ingleses postavam nos fóruns era bastante desestimulante. As reclamações mais comuns se davam por conta, justamente, dos brindes que nunca chegavam aos assinantes.

Não foi surpresa alguma quando, após a quinta edição, a série foi cancelada. As revistas eram traduzidas, mas, decepcionantemente, as figuras tinham apenas um adesivo colado por cima do nome original. Eu até tentei adquirir os cinco fascículos, mas consegui apenas dois. Ainda tenho esperanças de encontrar os restantes.
Só para manter o "ritmo" de todas as postagens dedicadas à essa série, segue listagem do conteúdo dessas duas edições. Algum dia, esperançosamente, poderei completá-la:

Look
  1. Arctic gear
  2. Evening gown
Fighting Techniques
  1. Stealth kill: silent death
  2. Rope tricks
Friends and Foes
  1. Kristina Boaz
  2. Winston
Adventures
  1. Atlantis (13-15)
  2. Extended Version (1-4)
All About Lara
  1. Cover Girl Lara!
  2. Concept art