quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Fascículos Atlas: Les Dossiers Officiels

Esta é a primeira de uma série de postagens que eu pretendo fazer a respeito da parte menos conhecida da série Atlas: os fascículos. A coleção, chamada de Lara Croft Tomb Raider: Les Dossiers Officiels, se popularizou mundialmente por conta das figuras de resina, mas as edições quinzenais também merecem atenção.

Aliás, até devo dizer: completar essa coleção se mostrou muito mais trabalhoso que encontrar todas as figuras. A maior parte dos vendedores do eBay simplesmente descartava o fascículo para vender a figura separadamente. De posse de todos os fascículos, a dificuldade depois foi localizar um segundo fichário para arquivá-los. É motivo de grande orgulho para mim, mesmo que eu não entenda nada de francês.

Os fascículos eram separados nas seguintes seções:
  • Look
    Cada figura apresentava uma roupa diferente, era nesta seção que a roupa era detalhada, as vezes com imagens oficiais, as vezes com montagens que artistas internos da editora devem ter criado especialmente para a série.
  • Armes et Véhicules
    Dedicada à todos equipamentos que Lara utilizou nas aventuras, mas em algumas poucas edições foi substituída por Techniques de Combat, e, posteriormente, páginas de Dark Aeons (estreia de Lara Croft nos quadrinhos).
  • Ennemis et Alliés
    Porque, afinal, TR não se resume à Lara Croft. Muitas artes não oficiais eram usadas aqui, especialmente para os jogos da Core Design.
  • Aventures
    Minha seção favorita, provavelmente; todas as fases (incluindo pacotes de expansão) eram descritas sequencialmente, ilustradas com belas screenshots. Eram 2 folhas por fascículo.
  • Autour de Lara
    Uma seção dedicada à trívia, assuntos diversos sobre o universo de TR, dos estúdios, menções aos jogos que não fazem parte da série principal, filmes, etc. No decorrer de 12 edições, cedeu espaço para a publicação de Dark Aeons.
Além disso, cada fascículo tinha uma capa (obviamente), e a contracapa contava com uma imagem de Lara que seria arquivada nos fichários sob a seção Portraits. Eu não sei qual seria o número ideal de fichários para adequadamente arquivar toda a coleção, mas eu tenho toda a coleção dividida em dois.

Como a coleção teve 60 fascículos, completa, ela compreende 720 páginas de conteúdo ‒ excluindo capas. Número nada menos que impressionante. Quem desembolsou uma grana extra para assinar a coleção, recebia as figuras em casa junto à outros itens exclusivos, dentre eles, 6 volumes de capa dura encadernados com as fichas da coleção.

Junto ao primeiro fascículo vinha este prospecto, detalhando como seria a coleção. O grande detalhe aqui fica por conta da uma figura que nunca foi veículada na publicação, e, ainda assim, foi apresentada incorretamente.