quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Criação de fã favorita

Sim, eu sei. Esta postagem vem com exatamente um ano de atraso, e isso é intencional. Foi escrita em meados de setembro, mas enfim, existem situações e situações. Como o novo Tomb Raider foi lançado neste período, tive que reformular algumas perguntas e reaproveitar outras da segunda edição do desafio, portanto essa finaleira vai ser levemente diferente do que rodou outros blogs de fãs.

27. Qualquer que seja o formato, qual sua criação favorita feita por um fã?
Esta é uma pergunta bastante difícil de responder por uma série de motivos. O principal deles sendo que a franquia conta com inúmeros fãs talentosos, em praticamente qualquer área que se pode imaginar. Escolher apenas um trabalho seria um crime, já que a quantidade de trabalhos excepcionais é absurda, mas vou postar aqui as mais memoráveis. Sim, estou ciente que a pergunta é no singular, mas como disse, seria impossível.

Vamos começar pelo projeto que ilustra a postagem. The Beginning é um nível que está (estava?) sendo produzido com o Level Editor há bastante tempo. De lá para cá, inspirou inúmeras outras criações, algumas delas igualmente intrigantes. The Beginning, porém, para mim, sempre será um marco. Eu possuo uma das versões beta do projeto e posso afirmar que passear por ela é uma sensação única. A versão de demonstração é um bom aperitivo, se você ainda não conferiu.

Entrando na parte de fanfilms. Muitos fãs torceram o nariz, mas eu levarei Tears of the Dragon para sempre comigo. O resultado final pode não ter sido tão bom quanto desejado, mas ainda diverte, e ter visto o projeto crescer e eventualmente chegar ao fim, colaborando dentro das minhas próprias capacidades, também foi algo único.

A área musical é menos abrangente que as demais, mas também conta com tributos sensacionais. O mais recente em minha cabeça é uma releitura do tema principal de TR1, com instrumentos de heavy metal. A combinação pode parecer estranha à primeira vista, mas essa combinação fez maravilhas no projeto Metroid Metal, e embora tenhamos apenas uma música de TR no estilo, é o suficiente para causar calafrios.

Chegando às artes... eis o ponto crucial. É impossível escolher tão somente porque existe uma galeria virtualmente infinita de bons trabalhos. Esse número foi exponenciado quando um fã desenvolveu a ferramenta XNA Lara: fãs mais dedicados (e providos das habilidades para isso) posam a personagem no programa e então a exportam para renderizar em aplicativos profissionais, depois fazendo a arte final com um aplicativo como Photoshop. Volta e meia, me pego navegando pela deviantART apreciando os trabalhos.

Para encerrar, existem alguns outros tributos em vídeo (normalmente GMVs), mas este trabalho em particular é sensacional ‒ e não digo isso por ser fã do universo de Matrix. Este fã usou os modelos de Underworld e recriou a batalha entre Neo e Seraph. Não deixe de conferir repetidamente!