domingo, 15 de dezembro de 2013

A Máscara da Medusa

Considerando o quão próximos estamos da reestreia de Tomb Raider em quadrinhos, agora sob o selo da Dark Horse, pensei que seria a hora ideal de reler os gibis da Top Cow. Tecnicamente, eu deveria ter iniciado pelas histórias de Witchblade & Tomb Raider, mas decidi deixá-las para o final ‒ ou, pelo menos, até o momento em que Sara Pezzini se tornar recorrente nas páginas de TR.

Assim como aconteceu no universo desenvolvido pela Paramount para os cinemas, existem algumas diferenças, principalmente na biografia de Lara. Conforme as histórias apresentarem novos factoides, vou mencioná-los aqui. Como exemplo inicial, os pais de Lara se chamam Henshingly (tal qual na biografia original) e Andrea Croft. Ambos, bem como o noivo de Lara e também o piloto, morreram no acidente de avião do qual ela foi a única sobrevivente.

A primeira história, The Medusa Mask, foi publicada entre as edições #1 e #4. Existe um pequeno e independente prólogo com Lara no Irã, recuperando o Colar de Sharaham para a embaixada do Israel, narrado por Hartford Compton, guarda-costas da família Croft. 

Logo em seguida, Lara recebe Paris D'Arseine, um velho conhecido da família, que tem interesse na lendária Máscara da Medusa. De acordo com a lenda, essa amálgama de ouro e feitiçaria era usada pela própria Medusa, concedendo grandes poderes como o olhar da morte, e desapareceu em 1505 quando o galeão espanhol no qual estava naufragou durante uma tempestade no meio do Atlântico.

Ao longo da busca, Lara cruza caminhos com Chase Carver, um caçador de tesouros com a mesma aptidão que ela. Um namoro prévio (de dois meses) permite diálogos cômicos entre os dois, mas Lara não cansa de descrever ele como mentiroso e ladrão. O que esperar de alguém cujo lema de vida é "fuja, fuja e viva para amar outro dia," afinal?

A grande reviravolta da história é que o grande salvador de Lara, Compton, estava tentando matá-la desde o início. Sabotando o avião e matando toda a família, ele teria herdado toda a fortuna dos Croft, mas, para seu desgosto, Lara sobreviveu.

Pensamento aleatório: galeão espanhol. Curiosa coincidência?