quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Carne Estranha

Strange Flesh é o nome do arco publicado nas edições #29 e #30, porém, a edição #24 – que ocorre antes da morte e retorno de Lara Croft – também pode ser considerada parte dele. A história começa com Lord Vymes (o demônio ladrão de corpos Vayamasa, de The Trap) cobrando artefatos de Lara, que está de folga com Tsang em algum lugar no Mediterrâneo. Ela desliga o telefone, falando que não negocia com demônios e, durante um mergulho dos dois, um helicóptero de Vayamasa destroi o iate deles.

Lara desenvolveu com Tsang um laço afetivo muito mais passional do que aquele que tinha com Chase Carver. Apesar de tentarem aproveitar a explosão do iate como cobertura para escapar, Vayamasa controla inúmeros tentáculos que os seguem por baixo d'água. Lara consegue escapar, mas Tsang é abatido. Lara jura vingança.

Mais tarde, após Vymes ter comprado a Mansão Croft, Lara fica em frente ao seu castelo, relembrando tudo que ele tomou dela: Tsang; a mansão; a coleção, legado de seu pai; seu orgulho.

Enclausurado em um monstruoso corpo após Lara ter trancado o caminho do tigre, negando-lhe o lar dos Asura e aquilo que permitia a transferência de sua alma para outros corpos, ele alega estar disposto deixar o passado para trás. A dívida de Lara com a cidade de Nova Iorque está quitada e ela pode voltar para seu lar, bastando apenas encontrar as Águas da Morte e da Vida. "Conto de fadas," de acordo com Lara.

Lara ainda está revoltada pela suposta morte de Tsang, e Vymes a chantageia ao mostrar-lhe que ele ainda está vivo, embora não intacto. Vymes afirma que o seu objeto de desejo não é água no sentido literal, mas sim a anti-matéria da qual deuses são feitos.

Sem acesso à sua biblioteca e com um prazo de sete dias para retornar com as águas, Lara se infiltra no Vaticano (vestida de freira!). A única pessoa que julgava saber tudo sobre a fábula é um jovem chamado Mad Valya – "mad" sendo mais do que um mero apelido. Ele afirma ter virado um lobo após sua morte.

Ele está aprisionado em uma câmara secreta, acorrentado por correntes de prata. No auge dos 17 anos desde 1908, quando presenciou o Evento de Tunguska (gancho usado nesta história): ele estava caçando um lobo na região quando a explosão ocorreu, testemunhando um "pássaro de fogo" nos céus.

Lara leva o garoto para a Sibéria, onde a mera presença dele atiça ladrões de corpos lá presentes. Ele conta para Lara que o pássaro de fogo surgiu quando ele e o lobo brigavam para decidir quem seria a presa. Os dois foram dizimados pela explosão mas reviveram, dolorosamente, pelo relato do garoto. Valya se transforma no próprio lobo e tenta matá-la, mas tem seu corpo tomado por uma das criaturas. Ao derrotá-la com as correntes de prata, Lara recolhe amostras do sangue da criatura – aquilo que Vymes deseja.

De volta ao Vymeshall, Lara consegue resgatar Tsang arremessando o sangue em Vymes. O demônio apenas ri, prometendo que vai capturar o corpo dela ao invés. As correntes de prata que prendiam Valya são altamente efetivas, enfraquecendo Vymes. Para finalizar o serviço, ela usa o mesmo líquido para reviver os esqueletos-troféus de corpos que Vymes havia absorvido anteriormente: insatisfeitos com a perda de seus corpos, eles atacam e oprimem o demônio.