segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Torre das Almas

Publicada nas edições #43 e #44, Tower of Souls é a penúltima história a ser publicada em partes na série principal. Desta vez, na Irlanda, Lara deseja encontrar a Esmeralda de Dolmen, um talismã célta que possui poderes sobre os seres vivos e, também, sobre os mortos.

O companheiro nessa empreitada é Byron Owen, que se descreve como um poeta guerreiro mas que jamais participou de uma briga. Como devia um favor à Lara, a apresentou para Dunleavy, um velho zelador que cuida do Castelo Lotte há mais de 20 anos. Ele alega que não há mais nada de valor lá dentro e que o castelo já testemunhou sangue e miséria demais.

Antes de levar Lara e Byron até o castelo, ele conta como a lenda surgiu. Quando o último chefe da fortaleza morreu, uma rivalidade sem precedentes tomou conta da família. Os irmãos O' Connor brigaram pelo poder, até que um assassinou o outro dentro da capela. Assumindo domínio sobre o castelo, lançava os prisioneiros e inimigos da família às masmorras, e nem a morte era capaz de acabar com a miséria deles.

Espíritos torturados perambulam os corredores e também existe algo chamado de elemental: uma manifestação infernal da maldade e sofrimento humanos, capaz de levar qualquer pessoa além dos limites da insanidade.

Lara, obviamente, não se abala com a história. Tão logo entram no castelo, porém, o zelador desaparece e Byron surta. A porta por onde entraram emperra e Byron, batendo desesperadamente na porta, morre ao derrubar uma gárgula sobre si. Apesar disso, Lara está determinada a encontrar o artefato e nem mesmo os fantasmas que cruzam seu caminho serão capazes de impedí-la. Nem mesmo o de Byron.

Quando Lara encontra a esmeralda, Dunleavy ressurge, tentando matá-la. Obviamente fracassa, mas Lara escorrega por um alçapão e cai diretamente aos pés de Ian O' Connor, a origem de toda a miséria do castelo. Deveria ter morrido há 400 anos, mas ele afirma que, enquanto possuir a esmeralda, permanecerá vivo.

Enquanto tortura Lara, ele e Dunleavy contam que o poder do talismã vem, justamente, do tormento e morte de pessoas. Quanto maior a agonia, maior o poder. O talismã também amaldiçoa as almas torturadas, transformando-as em prisioneiros eternos do castelo. Antes que ele consiga matar Lara, entretanto, o elemental a salva. Enquanto O' Connor briga com a criatura, Lara resgata a esmeralda e vê a mão estendida do elemental.

Não vendo alternativa, ela entrega o amuleto. O elemental, que Lara supõe ser o feiticeiro que originalmente criou o artefato, destrói a pedra e transforma O' Connor em uma mera pilha de ossos. Todas as almas das vítimas do castelo são, finalmente, libertadas.
Todos os vivos morrerão algum dia. É um fato da vida. Acreditar que existe vida após a morte pode ser confortante. E também assustador.