segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Travessias Sombrias

Dark Crossings talvez tenha sido o maior crossover do qual Lara Croft participou. Entretanto, sua participação – bem como as de Witchblade e The Darkness – é relativamente pequena, uma vez que aparentemente as duas edições servem como prelúdio para a minissérie independente Butcher Knight.

Resumidamente, um mestre ancião, que perdeu a conta da idade que possui, solicita que Lara encontre a Espada de Lúcifer, indicando até mesmo o local onde está. Lara sucede em sua busca, mas considerando que o artefato, de fato, carrega uma poderosa energia malévola, questiona o interesse dele. 

Ele revela ser Gideon, matador de dragões muitos séculos atrás, única pessoa capaz de usar os poderes da espada para o bem. Ele escolheu sua sucessora, a jovem Daria, e está pronto para passar o fardo. Lara concede.

Traído pela sua aprendiz, Gideon é assassinado. No local do crime, as pistas indicam que ele havia contratado Lara para encontrar uma espada, mas nunca pagou pelo serviço. Lara estava na cidade na noite do crime e a causa do ferimento mortal era, justamente, uma espada. Sara Pezzini, detetive apontada para o caso, questiona se Lara poderia ter cometido tal crime.

Após um breve encontro, Lara decide trabalhar com Sara. Enquanto pesquisam possíveis locais para os quais a espada poderia ter sido vendida, a Witchblade susurra para Sara que um poder sombrio está por perto. Ela conhece alguém bastante familiarizado com o sombrio: o assassino Jackie Estacado.

Elas chegam até Jackie tarde demais, entretanto, pois Daria, na verdade uma bruxa súcuba, já o encontrou e absorveu seus poderes, deixando-o inconsciente. A Witchblade reanima Jackie e os três partem imediatamente para França, local para onde Daria embarcou, para apreendê-la na chegada.

Os planos saem pela culatra quando Daria e Jackie sentem a presença um do outro no aeroporto. Ela escapa, mas Jackie persegue essa sensação até Notre Dame. Lá, Daria usa a espada em um ritual para reanimar uma gárgula*. Jackie consegue reaver a Darkness, mas nem os esforços conjuntos dos três são capazes de impedi-la de fugir com a gárgula por dentro de uma sombra...

Em algum lugar na Califórnia, Daria reverte a gárgula à sua forma humana original e apresenta-lhe seu novo lar e identidade. Quando ele questiona a origem e motivos da mulher, ela simplesmente alega desejar o mesmo que ele: vingança contra o feiticeiro que o aprisionou por 1700 anos, Merlin.

*Eu intencionalmente relevei o principal pilar que suporta este arco. Merlin, filho de satã, transformou o cavaleiro negro, Lancelot, em uma poderosa gárgula para que ele pudesse salvar sua amada, mas o traiu depois, aprisionando sua alma em pedra no ano de 359. Lancelot é o único capaz de ferir Merlin, por isso é importante para Daria. Ela precisa do sangue de Merlin para salvar sua mãe, levada aos limites da loucura após ter sido possuída por um demônio que resultou no nascimento da súcuba. Tomado pelo desejo de vingança, Lancelot se tornou o Butcher Knight.