terça-feira, 10 de junho de 2014

Pesquisa inicial sobre Rise e Temple of Osiris

O anúncio duplo de ontem certamente me pegou desprevenido. Eu já havia mencionado que esperava o próximo Tomb Raider para 2015, mas o anúncio veio depois de tanta especulação de que a Crystal Dynamics mostraria outras coisas no evento ao invés. E, veja bem, não deixa de ser verdade: Lara Croft and the Temple of Osiris tem tudo para dar certo também!

Além do trabalho em turno integral, estava comprometido com outra tarefa ontem. Agora, com tempo e espaço para respirar, e justamente quando a poeira começa a baixar, é hora de levantar algumas informações.

Vou ressaltar a mesma coisa que disse quando inaugurei meu blog: não pretendo cobrir notícias 24/7, mesmo porque eu optei por não participar do programa de afiliados oficiais para ter maior liberdade com o conteúdo que posso desenvolver, mas obviamente não ignorarei novidades importantes.

O website oficial já conta com algumas poucas informações novas, apesar de ainda estar fixo ao layout antigo. A galeria de imagens conta com apenas uma imagem de RTR: um misterioso símbolo. O jogo é esperado para o final de 2015. Embora as plataformas não tenham sido anunciadas ainda, acredito que será exclusivo para nova geração (ou seja, PlayStation 4 e Xbox One). PC também me parece plausível.

O trailer não deixa claro os próximos locais por onde Lara deve se aventurar, mas não deixa dúvidas que ela já não se sente mais a vontade em ambientes "convencionais." A recomendação do psicólogo, de "buscar novos horizontes," é uma sacada genial, bem como Lara afirmar estar se transformando naquilo que deveria ser.

E isso nos leva ao próximo ponto. TR2013 transformou a jovem e inexperiente Lara Croft em uma sobrevivente, mas RTR redefinirá "survival action" com múltiplos locais ao redor do mundo, repletos de áreas maravilhosamente hostis e até três vezes maiores que a geração anterior permitia. Uma das maiores críticas dos fãs foi acatada: as tumbas devem retornar.

Rhianna Pratchett, que auxiliou a escrever a história de TR2013, novamente está na equipe. Tanto ela como Gail Simone, roteirista dos quadrinhos que estão sendo publicados pela Dark Horse, anunciaram que estão co-escrevendo o próximo arco das HQs, que deve ser publicado entre as edições #7 e #12, e que "tudo vai se encaixar."

Por fim, embora talvez não tenha agradado à todos, a fantástica Camilla Luddington retorna como a voz (e mocap) de uma Lara Croft em constante autodescobrimento:

Apesar de ainda não possuir uma data fixa de lançamento, LCTOO obviamente sairá antes de RTR. A julgar pelo pouco que já foi divulgado, além da pequena janela que houve entre o anúncio e o lançamento de Guardian of Light, arriscaria dizer que até o final deste ano estaremos com essa maravilha em nossos consoles.

A maior novidade é que o jogo agora oferece multiplayer, tanto local como online, para até quatro jogadores. O jogo se desenrola no Egito, onde um arqueólogo novato ‒ Carter Bell ‒ acidentalmente liberta os deuses Hórus e Ísis, ao mesmo tempo em que condena ele próprio e Lara à morte. Os deuses recém libertos prometem ajudar os aventureiros a ressuscitar Osíris para que possam escapar do julgamento final.

O deus Seth é mencionado diversas vezes, o que tornaria esse um jogo perfeito para diversas referências subliminares à The Last Revelation. Até mesmo a história segue um mesmo estilo, e isso é ótimo para os fãs de longa data! (Ou não: espere muitas reclamações e queixas de fãs decepcionados quando o jogo sair.)

Apesar do estilo isométrico, o jogo claramente está muito mais bonito que LCGOL. Nada menos que o esperado, afinal o jogo somente será lançado para a nova geração. Curiosamente, Keeley Hawes, cujo último trabalho como Lara Croft havia sido LCGOL, estará de volta para essa nova versão. Desnecessário apontar o óbvio, mas, além das roupas clássicas, Lara porta pistolas duplas: será que ao final de RTR as duas franquias convergirão?

A primeira peça de merchandising já foi revelada e está em pré-venda na loja oficial: uma camiseta de LCTOO. Aliás, falando nisso, lembram-se da misteriosa adaptação literária de TR2013? Pois então, algumas coisas mudaram desde a descoberta inicial: o livro deixou de se chamar The Story of Lara Croft e passou a ser Adventures of Lara Croft, a partir do momento em que a esposa do autor assumiu co-autoria do trabalho. Porém, o estande da BradyGames na E3 deste ano expõe um pôster desse mesmo livro, agora intitulado The Ten Thousand Immortals. Será que agora vai?