quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Lendas, rumores e mentiras — TR4 Gold

Trago aqui uma nova tradução adaptada de um artigo deveras interessante. O designer Phil Campbell ‒ responsável pelos maravilhosos níveis que figuraram nos pacotes de expansão Unfinished Business, The Golden Mask e The Lost Artifactpublicou em seu portfólio há algum tempo atrás informações daquilo que poderia ter sido o pacote de expansão para The Last Revelation.

Não sabemos os motivos pelos quais a Eidos cancelou o desenvolvimento destes níveis extras, mas podemos concordar que é uma lástima. Anos mais tarde, este conceito foi explorado e desenvolvido através do Level Editor por um fã, mas devo admitir que não conferi pessoalmente.


[ * * * ]

Various Tomb Raider Legends, Rumors and outright Lies!
Texto de Philip Campbell

Esta é a história do que poderia ter sido o quarto título na série Tomb Raider Gold para PC. Infelizmente, nunca foi produzido, mas alguns de seus elementos foram reaproveitados em trabalhos posteriores dos produtores. Como exemplo, o Dr Ya Ya eventualmente virou o Dr Yayakov de 007: Everything or Nothing.

Sinopse:
Acredita-se que a lendária Fonte da Juventude esteja no centro do vórtex conhecido como Triângulo das Bermudas. Até mesmo já foi dito que esta "fonte" não age meramente como um restaurador do espírito da vida, mas que também pode ser o portal para o estado paradisíaco do Nirvana (ou a verdadeira localização de Atlântida)...

Na mitologia, o triângulo pode ser visto como uma sequência de três linhas unidas em suas extremidades por poderosos geradores mágicos. Acidentalmente derramando uma xícara de chá, Lara, perseguindo este mistério, descobre que o triângulo pode ter sido traçado na posição errada e, após recalcular a geometria do local, uma leve alteração revela três novos possíveis lugares para os tais geradores. O primeiro fica em Nova Orleans...

Nível 1 ‒ Mardi Gras:
Acreditando que os geradores da lenda na verdade sejam estátuas de estatura humana acopladas a receptáculos mágicos, Lara começa sua busca. Atravessando as festivas ruas de Nova Orleans, um depósito repleto de balões carnavalescos de hélio, e um clube de jazz e vudu clandestino, Lara finalmente encontra a famosa tumba de Marie Laveau, a rainha do vudu. Aqui, ela descobre a estátua no centro de um labirinto subterrâneo, abaixo da cidade-tumba. Porém, nenhum sinal do receptáculo... O vudu é desenfreado, com zumbis, fantasmas e cães-lobos; todos enviados por um inimigo desconhecido para bloquear seu caminho.

Nível 2 ‒ Plantation:
Lara descobre que o receptáculo está em uma velha plantação de Luisiana. Aparentemente o proprietário, General Beauregard, era amante de Marie Laveau, e era aqui que as cerimônias de vudu aconteciam, alimentadas pelo antigo poder da estátua e do gerador. A arte do vudu pode ser vista como um elo mágico para um passado primitivo, mas o poder de Laveau enfraqueceu quando os três geradores foram removidos de seus devidos lugares, assim seus seguidores só conseguiam ter ilusões do Nirvana, regenerando-se como zumbis. A estátua deste local foi levada para Nova Orleans durante a Guerra Civil Americana, após a derrota de Beauregard em Shiloh.

Entre manguezais, fazendas de crocodilos, cerimônias de vudu e zumbis levantando de seus túmulos, Lara repõe a estátua e, através de uma visão, descobre a localização do próximo receptáculo. O nêmesis de Lara desta aventura é revelado: Dr Ya Ya, um clérigo do vudu dedicado a preservar o segredo da fonte (e descendente dos nativos aruaques, cultura a quem a fonte pertencia).

Nível 3 ‒ Port Royal:
A antiga cidade pirata de Port Royal fica no próximo ponto do triângulo, e Lara descobre que o receptáculo está de fato enterrado em uma parte da cidade que foi engolida pelo mar durante o terremoto de 1692. Explorando as favelas da ilha com sua moto, Lara descobre que a estátua foi roubada por Coronado e seus conquistadores espanhóis em 1545, supostamente levada para Cíbola, uma das Sete Cidades de Ouro.

Enfrentando piratas e espíritos nativos rejuvenescidos por vudu, além de tubarões-martelo e ratos-pretos, Lara percebe que a fabulosa cidade de ouro somente pode ser acessada em uma visão como parte de uma cerimônia de vudu, e de alguma forma ela deve mover a estátua de seu lar espiritual para retorná-la ao seu espaço físico, nas profundezas das brilhantes águas caribenhas...

Nível 4 ‒ The Golden City:
Lara entra na cidade de ouro de Cíbola através de um transe vudu. Ela deve lidar constantemente com duas formas intermitentes da cidade: uma fabulosa pirâmide/tumba de ouro, e uma miragem transparente cintilando no deserto. Ela deve encontrar a estátua e levá-la do deserto da miragem para a visão brilhante da cidade de ouro. Fantasmas dos cavaleiros conquistadores, esqueletos guerreiros e bestas mitológicas voadoras estarão em seu caminho. Quando a estátua é transferida de seu lugar físico, do fundo da areia do deserto, para sua localização espiritual no templo dourado, ela poderá ser transportada pelo transe para seu lar original, em Port Royal.

Nível 5 ‒ Dr Ya Ya's Compound:
A energia criada pela reposição de duas das três estátuas revela o local do terceiro receptáculo: uma ilha aparentemente deserta nas vicinidades de Bermuda. Chegando lá, Lara é confrontada por seu nêmesis, Dr Ya Ya, e é surpreendida ao descobrir que a terceira estátua não está perdida: na verdade, está a poucos metros de seu receptáculo, mas cuidadosamente protegida pelo antagonista. Ele visa proteger o segredo de seus ancestrais aruaques, que foram exterminados na Terra mas continuam vivos em seu Nirvana. Nenhum forasteiro deve regenerar a fonte, e Ya Ya estava confiante de que as estátuas jamais seriam recuperadas...

Todas criaturas estão zumbificadas e perseguem Lara por uma mansão de decoração moderna, estilo James Bond, uma piscina mortal, sala de espelhos, cemitério, capela e tumbas subterrâneas nessa ilha diabólica do Dr Ya Ya. Se Lara conseguir recuperar a terceira estátua, então...

Nível 6 ‒ The Fountain of Youth:
Nesse nível surreal, Lara morre – isso mesmo, morre – conforme o gigantesco vórtex, que é a fonte da juventude e também o portal para o Nirvana, gira ao redor dela... Dr Ya Ya venceu, e conseguiu proteger os segredos dos anciões... ou será que conseguiu?

Um estranho traço do destino joga o corpo de Lara para dentro do vórtex, e sua regeneração começa. Uma Lara jovem emerge... para certamente ganhar o dia, descobrir o segredo de Atlântida, crescer e virar a Lara adulta novamente e, então, destruir o portal e proteger a humanidade...

... Ou, numa incrível e dramática jogada de marketing, Lara termina o jogo com a idade de 14 anos, reinventada, e assim tem tempo de sobra para inúmeras outras aventuras...

Níveis bônus:
1. Pitcairn: Lara descobre que triangular uma linha a partir do eixo de Bermuda leva para as Ilhas Pitcairn, perto do Taiti. Traçando a jornada da estátua roubada, ela descobre que a viagem do capitão Bligh do Taiti para o Caribe, a bordo da Bounty, na verdade era um disfarce para a recuperação da estátua. Em Pitcairn, local de descanso final dos mutineiros, Lara encontra o fantasma de Fletcher Christian em cavernas abaixo da ilha...

2. Steamboat: um curto nível de transição baseado no trem de TR4, mas com um navio à vapor vertical ao invés de um trem linear. Um bom método de transição usado em Nova Orleans.

3. Sunken Ships Graveyard: todos os tipos de navios tomados pelas águas do Triângulo das Bermudas. Descubra o segredo da Mary Celeste e caminhe sobre uma ilha viva no Mar dos Sargaços.

[ * * * ]

A colagem usada para ilustrar esse artigo é meramente ilustrativa e sem fins lucrativos. As imagens foram coletadas de fontes diversas através do Google: Mapa, Marie Laveau, Cibola, Mary Celeste, Port Royal, Louisiana Bayou, Steamboat.