quinta-feira, 9 de abril de 2015

Segredos e Mentiras

Levemente atrasado com essa postagem, mas finalmente tirei um tempo para reler e resumir Secrets and Lies, arco compreendido entre as edições #7 e #12 dos quadrinhos de Tomb Raider da Dark Horse. Desta vez, a história foi escrita em conjunto por Gail Simone com Rhianna Pratchett, escritora que trabalha junto à Crystal Dynamics nos jogos.

A história começa com um flashback de Lara (numa singela referência à The Last Revelation) e Roth escalando Snowdonia, no país de Gales. Na data presente, Lara e Reyes percorrem a mesma trilha para fazer uma homenagem póstuma ao capitão da Endurance. No cume, Lara lembra que havia comentado para Roth que gostaria de ver o mundo todo.

Preparando a homenagem, Lara alucina e vê Alex segurando sua mão, pedindo para que salve sua irmã. Lara, incrédula, caminha para trás e tropeça, rolando montanha abaixo. Para sua sorte, Reyes a resgata antes de uma queda fatal. Ela sabe que poderia contar com a companhia de Reyes para qualquer coisa, mas decide que investigaria a suposta história de Alex sem pedir ajuda.

Na Islândia, Femon questiona o dono de uma loja de chás por onde anda uma cliente costumeira. O proprietário fala que a mulher já sofreu o suficiente, se recusa a responder. Minutos depois, o homem é abordado por outro cidadão que não só sabia seu nome, mas que usou uma ordem da Trinity para que ele parasse de fazer perguntas. Femon é assassinado e o cidadão, então, repete a pergunta para o dono da loja de chás, dizendo que não será tão paciente quanto o outro cliente.

Por telefone, a mãe de Alex fala que a última vez que conversou com Kaz ela estava na Ucrânia, há cerca de uma semana, e que ela podia estar encrencada. Lara decide ir para lá e, assim como fez com Reyes, impede Sam de vir junto.

Lara se infiltra em Pripyat, uma cidade fantasma nas vicinidades de Chernobyl, em busca de Kaz. Um grupo de turistas está na cidade, e, dentre eles, o assassino que estava na loja de chás. De longe, algumas pessoas vestidas em trajes impermeáveis observam Lara, jurando que vão vingar Lucya.

Num parque de diversões, Lara é emboscada por cães mandados. Kaz se revela: ela sabe exatamente quem Lara é, mas não o motivo pelo qual ela está lá. Kaz estava naquele fim de mundo fugindo da Trinity, que havia matado sua esposa, Lucya. Lara mostra o relógio de Alex e Kaz rapidamente entende a mensagem. Ela admite que seu irmão sempre quis ser um herói, e Lara a consola, dizendo que ele conseguiu.

Os homens nos trajes afirmam que Lara está ali a mando de Trinity, que surgiu ali poucos dias após Femon ter sido assassinado na Islândia. Femon era um velho conhecido de Kaz: ele a ensinou a hackear e invadir sistemas. O real assassino de Femon então surge, alegando estar fazendo o trabalho de deus ao matar um amigo moribundo de Kaz, e se apresenta: Sr. Cruz.

Com a mão superior, Cruz pede o quanto Kaz já falou da Trinity. Antes de obter uma resposta, porém, ele é atacado pelos cães de Kaz e foge para dentro de um bosque. Lara está determinada a segui-lo, ignorando os avisos de Kaz quanto à alta radiação do lugar.

Em uma luta corporal, tanto Lara quando Cruz se machucam severamente. Lara desmaia enquanto tenta pegar sua arma, e é acolhida pela família de Lucya – os homens nos trajes radioativos. Isso faz Lara pensar em sua própria família: as excursões de seu pai e aquelas nas quais ela o acompanhou. Ela recorda a descoberta do pingente de jade que usa ainda hoje; a forma como seu pai estava ocupado demais para dar-lhe atenção e também como Roth ficou feliz, concedendo o cadarço de sua bota para pendurar a relíquia ao redor do seu pescoço.

Varvara, mãe de Lucya, cuida dos ferimentos de Lara. Quando questionada porque não deixou a cidade quando ela foi evacuada, ela comenta que não quis deixar para trás o lar, a única coisa que havia lhe restado após a morte do marido. Cerca de 30 anos depois, agora o governo pagava os seus filhos para fazer a manutenção preventiva do reator.

Cruz, agora num helicóptero e acompanhado de reforços, encontra a casa de Varvara. Lara fala que ele é problema dela, mas Varvara relembra que Cruz foi responsável pela morte de Lucya, então o assunto era pessoal e ela também estava disposta a lutar.

As duas resistem à invasão, e quando o helicóptero está prestes a destruir a casa, Varvara revela um alçapão para uma adega onde as duas se escondem. Desarmadas, elas improvisam armas com as bebidas e conseguem escapar. Um último soldado da Trinity, uma mulher na verdade, prende a mira em Lara e está prestes a executá-la, e nesse momento Kaz surge e mata ela.

Além de Lucya, agora Varvara também havia perdido seus dois filhos. Ela quer vingança. Kaz chora, falando que se não tivesse se envolvido com a Trinity, nada disso teria acontecido. Sua sogra a abraça e fala para ela não falar bobagens. Lara convida Kaz para vir dividir o aparamento com ela e Sam.

Lara rapidamente se veste com os paramentos militares da Trinity e, embora Cruz a reconheça quase que imediatamente, ela consegue enganar o piloto do helicóptero tempo o suficiente para mirar e disparar contra ele, causando o helicóptero a cair desgovernado. Cruz sobrevive à queda.

Dias depois, Cruz está na ala de desintoxicação do hospital de São Petersburgo e recebe a visita de Augur Ramile. Outro assassino da Trinity, ele não está lá para matar Cruz por ter fracassado em eliminar Kaz, mas sim para limpar traços e amarrar pontas soltas.

Jonah cobrou de Lara um favor para atuar numa peça de Orgulho e Preconceito. Lara gostaria de fazer isso para o amigo, mas odeia fazer teatro e nunca lembra suas falas, o que faz com que a atriz principal recuse a continuar na peça. Mesmo com Lara concordando que suas habilidades para atuar são abismais, Jonah não abre mão de sua presença.

Lara tenta convencer a atriz a voltar. Elas são abordadas por dois bandidos, e Lara surra e afugenta os dois. A atriz fica grata, mas apavorada com o quê Lara fez, desistindo definitivamente do papel e deixando Lara para trás, sozinha.

De longe, Augur comenta para si mesmo que Lara sempre caminhará sozinha. Ele recebe uma ligação de seu médio, dizendo que o câncer é progressivo e o seu prognóstico é pior do que imaginavam. Em outra ligação, ciente de que tem pouco tempo de vida, Augur tranquilamente fala para Cruz que Kaz e Lara ainda não haviam sido eliminadas, e que Cruz sempre lhe pareceu um pirralho.

De volta ao teatro, Jonah coloca Lara no papel principal da peça. Os bandidos que haviam sido surrados estão procurando por Lara para se vingar, mas esbarram em Augur. Ele diz que Lara está sob sua proteção e assassina os dois.

Cruz, possesso pelos desenvolvimentos da história, sai do hospital sem estar completamente recuperado. As enfermeiras não se esforçam para forçá-lo a ficar, mas demonstram preocupação com as pessoas que Cruz estaria indo atrás...

Ele repudia como a humanidade passou a venerar as próprias criações mais do que deus, e que isso deve mudar quando ele liderar a Trinity. Quando explica para os dois agentes que o acompanham o cenário atual, ele alega não ter medo de Augur, o maior assassino que conhece, mas admite ter medo de Lara Croft, que aparentemente não teme nem mesmo o "braço flamejante de deus".

Lara, ainda insegura quanto à peça, é consolada por Sam. Ela explica a relevância da história, traçando paralelos com a personalidade da arqueóloga. Lara é convencida, mas, no preparo para o último ensaio, recebe flores com uma mensagem de Cruz: Kaz foi tomada como refém. Lara parte imediatamente para o ponto indicado, sem sequer trocar de roupas, e não percebe que está sendo perseguida por Augur.

Chegando no lugar indicado, nos trilhos do metrô subterrâneo, Lara não se intimida com as ameaças de Cruz e está disposta à lutar para resgatar sua amiga. Augur, que ainda não havia se revelado, mata um dos capangas, abrindo uma brecha para Lara atingir Cruz com um pé de cabra. Cruz cai perto de Kaz, que o chuta em direção aos trilhos elétricos do metrô.

Augur mata o último capanga, que estava engajado em combate corporal com Lara. Ela pede quem ele é e, antes que ele se pronuncie, Kaz alerta que ele faz parte da Trinity. Ele explica que por pouco tempo, pois Lara vai tomar seu lugar como o anjo da morte. Lara estranha, afinal a Trinity queria ela morta e, agora, quer recrutá-la.

Sobre os trilhos, Augur fala que sabe muito bem quem Lara é; que ela é, por natureza, uma assassina. Lara recusa, dizendo que ele não a conhece. Augur contempla a possibilidade de ter cometido um erro enquanto observa uma luz no túnel. Segundos depois, se deixa ser atropelado pelo metrô.

Finalmente, no dia de abertura da peça de Jonah, Lara se prepara, refletindo que nada do que aconteceu nos últimos dias a assutava tanto quanto estrelar uma peça de teatro, mas que o show deve continuar – e ela também.