sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Guia de troféus para Rise of the Tomb Raider

É verdade que a lista de troféus de Rise of the Tomb Raider no PlayStation 4 é praticamente igual a lista de conquistas de Xbox One e Steam. Apesar de já ter um guia de conquistas disponível aqui no blog, optei por reapresentar o conteúdo por conta das poucas diferenças. Por questão de preferência, mantive o mesmo padrão, separando e agrupando os troféus em categorias.

Em contrapartida, vejo aqui uma oportunidade dupla. Sou um colaborador recorrente do portal PSX Brasil, portanto posso oferecer aos leitores do Raider Daze uma versão alternativa deste guia que segue uma estrutura mais convencional, onde cada troféu é comentado individualmente e na ordem em que são listados no console. Confira aqui.

Jogadores no PS4 podem se esbanjar na caçada dos 125 troféus sem custo adicional, uma vez que a versão básica vem munida de todos os DLCs. Para a platina, é necessário conquistar os 65 troféus do jogo base, o que deve representar uma jornada de aproximadamente 30 horas para a maior parte dos jogadores. Selecione o nível de dificuldade Survivor diretamente, caso tenha interesse em completar tudo em uma única partida, e mantenha em mente que todos colecionáveis podem ser obtidos após o término da campanha.

Acrescente mais 15-20 horas caso almeje conquistar todos os troféus dos DLCs, notando também que alguns deles estão veículados à nova variante cooperativa online do modo Endurance, o que, por tabela, requer uma assinatura vigente da PSN Plus, além de um parceiro interessado...

Campanha

Following in Father's Footsteps Quite a Tumble Tougher Than She Looks Strange Acquaintance A Helping Hand Taking the High Road The Key To It All Whatever It Takes The Road Less Travelled The Price of Truth Ultimate Survivor

  • Following in Father's Footsteps
  • Quite a Tumble
  • Tougher Than She Looks
  • Strange Acquaintance
  • A Helping Hand
  • Taking the High Road
  • The Key To It All
  • Whatever It Takes
  • The Road Less Travelled
  • The Price of Truth
  • Ultimate Survivor: termine o jogo na dificuldade Survivor
Estes troféus serão adquiridos no decorrer da história principal. A única exceção fica por conta de Ultimate Survivor, para o qual você deverá completar a campanha na dificuldade Survivor. Neste modo, inimigos são mais resistentes e agressivos, e você não recupera vida automaticamente, sendo necessário usar recursos para se curar. Como um todo, não é particularmente difícil e, se você possui experiência com jogos de tiro em terceira pessoa, pode começar nessa dificuldade sem medo.

Caso não se incomode em repetir o jogo, sugiro que jogue a primeira partida em um nível de dificuldade menor (Seasoned Raider) para se habituar com o jogo e suas mecânicas, e então posteriormente encarar o desafio da dificuldade Survivor.

Progressão e colecionáveis

Reading the Past Fluent Challenging Tomb Raider The Chosen Few Looking for Trouble Compulsive Self-Improvement Junkie Craftswoman
Weaponsmith Avid Shopper Keen Eye Good Samaritan Woman of the People Truth Seeker Voices of the Past No Stone Unturned

  • Reading the Past: traduza um monólito
  • Fluent: atinja o nível máximo de proficiência em um idioma
  • Challenging: complete uma tumba opcional
  • Tomb Raider: complete todas as tumbas opcionais
  • The Chosen Few: explore todas as criptas
  • Looking for Trouble: complete cinco desafios
  • Compulsive: complete todos os desafios
  • Self-Improvement Junkie: adquira todas as habilidades de uma categoria
  • Craftswoman: construa cinco peças de equipamento
  • Weaponsmith: construa todas as melhorias de uma arma
  • Avid Shopper: compre todos os itens na Supply Shack
  • Keen Eye: encontre 40 cachês de sobreviventes
  • Good Samaritan: complete três missões
  • Woman of the People: complete todas as missões
  • Truth Seeker: encontre 25% dos colecionáveis
  • Voices of the Past: encontre 75% dos colecionáveis
  • No Stone Unturned: atinja a marca de 100%
Muitas destas atividades estão ligadas entre si: por exemplo, para conseguir comprar todos os itens a venda na Supply Shack, você precisará de muitas moedas de ouro, normalmente dispersas em criptas e em cachês espalhados no mapa. Com exceção dos desafios, tudo que você precisa para estes troféus pode ser revelado no mapa através de mochilas de exploradores ou mapas que você encontra conforme explora os cenários. Abuse da habilidade Survival Instinct quando estiver em busca de colecionáveis (mapa interativo).

É através de documentos e murais que você desenvolve a proficiência de Lara em outros idiomas, podendo, assim, revelar os segredos inscritos nos monólitos (normalmente, a localização de cachês de moedas na região). As missões de NPCs geralmente são bastante simples e objetivas, e uma delas inclusive exige que você complete todas as tumbas. Como um todo, oriente-se pelo seu mapa para saber o que falta para completar 100% de cada área. Vale notar que após encerrar a campanha, você pode explorar o mundo livremente para amarrar qualquer ponta solta, então não se preocupe se deixar coisas para trás em sua primeira visita. Atingir a marca de 100% também te recompensará com uma poderosa Shotgun dourada: a Thunderclap.

Por fim, melhorias. Você não conseguirá completar as três categorias de habilidades de Lara sem o DLC Baba Yaga, mas não terá dificuldades em completar ao menos uma delas. Para as melhorias de armas, o método mais rápido e barato para a conquista é fazer os poucos upgrades do machado de escalada. Já as peças de equipamento exigem alguns ingredientes raros, exigindo que você cace determinados animais para construi-los. É possível construir todos eles no decorrer da campanha, mas, para o troféu, apenas cinco são necessários.

Se necessário, consulte os vídeos a seguir para completar os desafios:



A saber: The Chosen Few é o único troféu secreto do jogo que não está ligado diretamente a progressão da história principal. Também vale notar que nenhum colecionável é passível de perda, mas esteja atento que algumas áreas podem estar diferentes quando você revisitá-las mais tarde. Se você deixou para trás algum item na Síria, poderá voltar através dos acampamentos após terminar a campanha.

Combate

Rapid Recovery Bar Brawl Renegade Firestarter Blade of Justice Glub Glub Glub One-Sided Conversation English Pedigree Chemical Warfare
Laying Down the Law A Trusty Old Friend Dead Ringer Fall Guys Fearless Triple Threat Siberian Ranger

Alguns destes troféus virão naturalmente, outros exigirão paciência e persistência. Laying Down the Law pode ser feito na mesma área em que você encontra o Revólver, por exemplo, desde que você acerte seis headshots seguidos sem recarregar a arma. Outros exigirão habilidades ou equipamentos para tornarem-se viáveis, como Blade of Justice e Bar Brawl. Para os mais complicados de explicar, separei alguns vídeos e inseri os links nas descrições acima.

A maior parte destes troféus também pode ser feita no modo Expeditions, onde você tem a opção de repetir fases com todo equipamento destravado. Siberian Ranger é uma exceção, porém: após terminar a campanha continue explorando o mundo em busca da marca de 100%; para cada área que revisitar, você deve encontrar ao menos um grupo de soldados da Trinity acampado.

Miscelânea

Bacon! Was That Really Necessary? Huntress Quick and Painless Master Fletcher No Guts, No Glory Paying Respects Quiet Time Zipper Trick Shot Rotisserie

Não fosse o modo de seleção de capítulos, Paying Respects seria passível de perda. O funeral ocorre após Lara recuperar o Atlas em Flooded Archives, então lembre-se de explorar o Geothermal Valley e encontrar a cerimônia antes de prosseguir com a história (basta seguir a melodia fúnebre). Nessa mesma região, você pode fazer muitos dos outros troféus, como mergulhar do topo da torre para No Guts, No Glory e encontrar o banco para Quiet Time.

Também na Geothermal Valley, você pode testar sua paciência tentando Rotisserie. Aparentemente, o método mais fácil para acertar a galinha é jogando-a num ângulo em que ela quique de uma parede alta. Para Trick Shot, muitos guias recomendam o uso de uma shotgun para acertar a garrafa antes que ela se estilhace no chão, mas eu tive mais sorte usando a SMG com upgrades de cadência de tiro.

Existe uma habilidade que você adquire em uma das tumbas opcionais que destaca o coração de animais enquanto você caça. É de suma importância que você seja discreto para conseguir atingir os cervos neste ponto vulnerável, pois eles se assustam com muita facilidade. A habilidade True Shot facilitará bastante a busca por esse troféu. Em minha experiência, após o término da campanha, ficar viajando entre Siberian Wilderness e Geothermal Valley foi a melhor forma para atingir o montante para Quick and Painless.

Expedições

Iron Will My Own Worst Enemy That All You Got? Way to Go Gilded Well Begun Is Half Done Golden Child Untouchable Quite the Collector These Belong in a Museum

  • Iron Will: complete um Score Attack usando cinco cartas
  • My Own Worst Enemy: complete um Score Attack com multiplicador ≥200%
  • That All You Got?: complete três desafios em um único Score Attack
  • Way to Go: consiga medalha de bronze em todos níveis no Score Attack
  • Gilded: consiga medalha de ouro em um nível no Score Attack
  • Well Begun is Half Done: consiga medalha de ouro em dez níveis no Score Attack
  • Golden Child: consiga medalha de ouro em todos níveis no Score Attack
  • Untouchable: repita cinco níveis sem tomar dano
  • Quite the Collector: obtenha um total de 150 cartas
  • These Belong in a Museum: obtenha um total de 300 cartas
Eis a parte que mais pode causar problemas aos jogadores. A grande verdade é que é muito melhor do que garimpar experiência e alinhar sessões de boost com outros jogadores num multiplayer deserto, mas repetir os níveis sob pressão pode não ser um conceito muito popular para "diversão".

A versão para PS4 vem munida com todos DLCs. Na primeira vez que você roda o jogo, deveria receber um pacote de cartas para cada DLC. Ao abrir todos esses pacotes (na opção Shop→Gifts), você deverá ter cerca de 210 cartas, o que por si já garante Quite the Collector.

Completando a campanha, desafios e colecionáveis, você receberá uma quantidade razoável de créditos: caso queira agilizar o processo, compre apenas os pacotes Bronze. Você acumulará cartas rapidamente e ainda terá chances de conseguir cartas raras, prometidas pelos pacotes mais caros. Você também recebe créditos conforme completa Expedições, então não se preocupe pois você não precisará gastar dinheiro com microtransações para These Belong in a Museum.

No modo Score Attack, será necessário conquistar medalha de ouro em todas as fases. As mais fáceis, e que não exigem multiplicadores de pontos das cartas, são as tumbas opcionais. Simplesmente complete-as o mais rápido possível, seguindo os trajetos de tufos azuis para manter o multiplicador alto. A própria tela de seleção deixa bem claro que as pontuações-alvo são absurdamente altas, então o uso de cartas boas serão necessárias.

Existe uma dica valiosa, porém. Nos rankings, você pode ver as cartas usadas pelos jogadores que melhor pontuaram. Gastando 2000 créditos, você pode "alugar" essas mesmas cartas para tentar atingir a pontuação necessária. Lembre-se de reiniciar o nível se julgar a partida ruim, e isso é válido tanto para esse caso como para o de gastar suas próprias cartas, assim você não perde nenhuma delas enquanto não retornar ao menu!

No total, são 29 níveis nos quais você deve conquistar medalha de ouro para Golden Child. Você vai notar que só possui acesso à 27 níveis através da tela de seleção do Score Attack: caso não tenha conseguido naturalmente, selecione Chapter Replay e localize as fases Mountain Peak e Hunting Grounds, então simplesmente complete-as o mais rápido que conseguir, evitando morrer e tomar dano, para conseguir as duas últimas medalhas de ouro.

Platinum
  • Platinum
Conquistando os 65 troféus acima, você recebe o troféu de platina. Embora os DLCs façam parte do pacote básico do jogo no PS4, seus respectivos troféus estão devidamente agrupados em listas adicionais, que não são considerados para a platina.

Modo Resistência
Endurance (DLC)

Master Archaeologist Who Needs a Map? Skillful Raider Fast Reflexes Well Done Still Tastes Good One Way to Do It
Happy Camper Nature Retreat Great Outdoors Nope Vacation Great Haul

  • Master Archaeologist: colete dez artefatos
  • Who Needs a Map?: encontre cinco criptas
  • Skillful Raider: abra cinco sarcófagos ou códices sem cair em armadilhas
  • Fast Reflexes: destrua três espinhos de teto após ativá-los
  • Well Done: use fogo para caçar cinco animais pequenos
  • Still Tastes Good: cace cinco lobos usando flechas venenosas
  • One Way to Do It: fique no fogo para evitar morrer de frio
  • Happy Camper: sobreviva cinco dias
  • Nature Retreat: sobreviva sete dias
  • Great Outdoors: sobreviva dez dias
  • Nope: desista e fuja da floresta no primeiro dia, sem nenhum artefato
  • Vacation: fuja da floresta após sobreviver sete dias
  • Great Haul: fuja da floresta após sobreviver dez dias, com dez ou mais artefatos
Antes de mais nada, esteja avisado que você deve selecionar os desafios dos respectivos troféus para desbloqueá-los. Isso também ativa um medidor de progresso dentro do próprio jogo, mas te limita a até cinco desafios por vez. Não existem restrições de dificuldade ou pontuação, então sinta-se livre para jogar na dificuldade Adventurer e usar cartas que amenizem as barras de fome e frio. Também sugiro o uso de uma carta de roupa no nível Master, assim todas as habilidades padrão já virão destravadas.

A floresta é gigante e gerada aleatoriamente, então fique atento para não se desorientar e acabar andando em círculos. Os artefatos normalmente estão dentro das criptas e são facilmente identificados com o recurso Survival Instinct. Aliás, falando nas criptas, elas são maiores e estão repletas de armadilhas, o que pode tornar sua busca por Skillful Raider um pouco cansativa — você deve entrar e sair da cripta, com o tesouro principal, sem jamais ativar qualquer armadilha. Você pode atirar no painel no chão para desarmar armadilhas de teto, mas fique atento que se algum chão falso ceder, o desafio falha automaticamente.

Esse é o principal problema deste troféu, acredito: a partir de qualquer falha, o desafio é invalidado para aquela partida, sendo necessário iniciar uma nova expedição para tentar novamente. A melhor dica aqui é ficar atento e manter a calma, além, claro, de equipar uma carta permanente, como Well Read ou Tomb Raider, que conceda as habilidades destravadas através de códices (nominalmente, Bright Eyes, que realça armadilhas próximas em vermelho). Dependendo do tamanho do chão falso, é melhor fazer a volta e buscar outra cripta ao invés de comprometer o desafio tentando saltar sobre ele.

Cada dez minutos correspondem a um dia no jogo. Você pode acumular os troféus de sobreviver 5, 7 e 10 dias e completá-las de uma só vez, se quiser. Apenas note que além de sobreviver, também existem troféus para escapar da floresta (e carregando no mínimo 10 artefatos, no caso de Great Haul), então lembre-se de acender a fogueira para chamar o helicóptero antes que seja tarde demais. Já para Nope, simplesmente desista sem mesmo começar: localize uma fogueira e solicite extração durante o primeiro dia, sem coletar nenhum artefato sequer.

Por fim, para One Way to Do It você deve esperar até que Lara esteja prestes a morrer de frio. Quando a barra de calor esvaziar, ela cairá de joelhos e a tela ficará esbranquiçada, então rapidamente dispare uma flecha de fogo no chão e caminhe entre as chamas para restaurar um pouco do calor (cuidando para não morrer por conta do dano).

Baba Yaga: O Templo da Bruxa
Baba Yaga (DLC)

Hide and Seek Abandon All Hope A Moment of Clarity Amateur Chemist Last Ride of the Witch House Truth Behind the Myth Fond Farewell
The Witch Bottles Complete History of Witchcraft Vasilisa's Lanterns Bravo's Legacy The Wraith of Siberia Witch Trials

  • Hide and Seek
  • Abandon All Hope
  • A Moment of Clarity
  • Amateur Chemist
  • Last Ride of the Witch House
  • Truth Behind the Myth
  • Fond Farewell: fale com Nadia após derrotar Baba Yaga
  • The Witch Bottles: encontre todos os cachês de sobrevivência
  • Complete History of Witchcraft: encontre todos os documentos
  • Vasilisa's Lanterns: complete o desafio de Wicked Vale
  • Bravo's Legacy: confunda um total de 10 inimigos
  • The Wraith of Siberia: mate 50 inimigos usando o traje Wraithskin
  • Witch Trials: consiga duas medalhas de ouro no Score Attack
Os primeiros seis troféus são relacionados à história, não se preocupe. Assim que derrotar Baba Yaga, converse com Nadia — logo a sua frente — para garantir Fond Farewell. Para os colecionáveis, novamente abuse da habilidade Survival Instinct para encontrar os itens ou, alternativamente, você pode se orientar pelo mesmo mapa interativo que recomendei anteriormente. O desafio de Wicked Vale é bastante similar ao da Síria: os 10 incensários estão no trajeto do elevador, para facilitar.

Após derrotar Baba Yaga, você recebe o traje Wraithskin e o arco Dreamstinger. Equipe ambos imediatamente e comece a revisitar áreas, da mesma forma que fez anteriormente para a conquista Siberian Ranger. A saber, com este arco as flechas venenosas ganham uma nova propriedade: ao invés de matar os inimigos, elas fazem com que eles ataquem uns aos outros. Procure grupos de inimigos para rapidamente atingir o montante necessário para Bravo's Legacy, e, então, passe a trabalhar na conquista The Wraith of Siberia.

Para encerrar, esse DLC acrescenta dois novos mapas ao modo Score Attack. Caso esteja com dificuldades para atingir a pontuação exigida para medalhas de ouro, siga a dica apresentada anteriormente e alugue as cartas dos maiores pontuadores no ranking.

Escuridão Fria Despertada
Cold Darkness Awakened (DLC)

Epidemiologist Combat Specialist An Ocean in Storm Give a Man a Fire Spinning Leaf Armed For Bear Legendary Gunsmith To the Rescue Uncovering the Truth Perfectionist

  • Epidemiologist: complete Cold Darkness
  • Combat Specialist: complete Cold Darkness sem morrer nenhuma vez
  • An Ocean in Storm: mate 75 inimigos em uma única sessão
  • Give a Man a Fire: mate 20 inimigos com disparos incendiários da Shotgun
  • Spinning Leaf: faça 5 headshots com flechas comuns em 1 minuto
  • Armed For Bear: colete 6 armas diferentes
  • Legendary Gunsmith: abra 6 baús de upgrades
  • To the Rescue: resgate 6 prisioneiros
  • Uncovering the Truth: colete os 8 documentos
  • Perfectionist: desative as três torres sem cometer erros
Assim como os troféus do DLC Endurance, é necessário selecionar os respectivos desafios antes de iniciar uma sessão de Cold Darkness. Como não existem restrições de dificuldade ou pontuação, não hesite em jogar na dificuldade Adventurer com modificadores que facilitem sua vida. Por exemplo, a carta Big Head Enemies é uma ótima pedida para Spinning Leaf.

Armas, baús e prisioneiros surgem em locais aleatórios, então esteja atento enquanto estiver explorando. Mesmo que você não os veja, de tempos em tempos Nadia irá marcar em seu mapa a localização de um deles. Recomendo o uso de uma carta de roupa no nível Master para localizar baús com maior facilidade, e também vale notar que existe um no telhado de cada torre, abra-os antes de seguir em frente.

Os documentos de Uncovering the Truth estão em locais fixos, e no próprio jogo existe um mapa que revela a localização de todos eles:



Perfectionist é um pouco enjoado pois exige que você não cometa erros enquanto desativa as torres. A solução de cada torre é determinada aleatoriamente, mas sempre com os mesmos fundamentos, então você deve prestar atenção no que Nadia pede para você verificar (identificar bandeiras, contar fusíveis, identificar se determinadas luzes estão sempre acesas ou alternando, etc.) e executar a ação correta em seguida. Se você errar, um alarme vai soar e atrair diversos zumbis para sua posição. Minha dica é consultar o menu de pausa a cada passo para certificar-se de que você está vendo exatamente o que deveria.

Mansão Croft
Croft Manor (DLC)

Key to the Past Master Detective Legacy Meet the Crofts Complete Family History Relic Hunter Home Raider Enter the Nightmare Sweet Dreams Fight the Fear

  • Key to the Past
  • Master Detective
  • Legacy: complete Blood Ties
  • Meet the Crofts: encontre 50% dos documentos
  • Complete Family History: encontre todos os documentos
  • Relic Hunter: encontre 50% das relíquias
  • Home Raider: encontre todas as relíquias
  • Enter the Nightmare
  • Sweet Dreams: complete Lara's Nightmare
  • Fight the Fear: em uma sessão, mate 100 inimigos
O DLC Croft Manor é acessado através do menu principal, mas antes você deve ao menos chegar ao primeiro acampamento na Sibéria. Apesar da grande quantidade de colecionáveis, a mansão em si não é muito grande e uma partida com olhos atentos será suficiente para encontrar todos eles (lembre-se de retornar para baús e armários quando encontrar o equipamento necessário). A exceção fica por conta de três relíquias no escritório de Richard: elas somente aparecem após você terminar tanto a campanha quanto Blood Ties.

Já Lara's Nightmare não deve apresentar dificuldades: se você jogou Cold Darkness Awakened, sabe exatamente o que esperar. Explore a casa em busca de equipamento, reviste todos os corpos para munição e, antes de destruir a terceira caveira, cheque no menu de estatísticas quantos inimigos já matou para certificar-se que vai atingir o montante necessário para Fight the Fear.

Modo Resistência Cooperativa
Co-op Endurance (DLC)

A Dinner for Two A Feast for Two Sisters of Artemis Adventure Besties Master and Apprentice Communication Skills For the Night is Dark
Sisters of Athena Get Away from Her! Alone Time Teamwork Teamwork No One Left Behind

  • A Dinner for Two: coma 3 lobos com seu parceiro
  • A Feast for Two: coma 3 ursos com seu parceiro
  • Sisters of Artemis: mate 10 animais perigosos
  • Adventure Besties: fuja da floresta com 5 artefatos grandes
  • Master and Apprentice: fuja da floresta após 10 dias, com 20 ou mais artefatos
  • Communication Skills: mate 5 inimigos marcados por seu parceiro
  • For the Night is Dark: conquiste 3 acampamentos inimigos durante noites
  • Sisters of Athena: mate 25 inimigos
  • Get Away from Her!: mate um inimigo que esteja atacando seu parceiro
  • Alone Time: passe um dia a 60+ metros de distância de seu parceiro
  • Teamwork: evite morrer de hipotermia numa fogueira acesa por seu parceiro
  • "Teamwork": enquanto seu parceiro estiver morrendo, colete um artefato
  • No One Left Behind: reviva seu parceiro três vezes numa sessão
Como no modo Endurance original, é necessário selecionar os respectivos desafios para destravar os troféus, e no modo cooperativo a restrição é ainda maior uma vez que cada jogador pode escolher apenas dois por vez. Dito isso, é óbvio que você precisará encontrar um parceiro tão interessado quanto você para alinhar desafios, troféus e cartas de expedição.

Sempre que os jogadores estiverem próximos, quaisquer recursos coletados serão compartilhado entre ambos, isso é especialmente necessário para os desafios de comer animais diferentes.

Teamwork requer que um dos jogadores esteja congelando, com a barra de calor vazia e a tela esbranquiçada, e se aqueça em um acampamento acendido pelo parceiro.

Para marcar inimigos (Communication Skills), aperte L2+X. De forma geral, desafios relacionados a combate não devem apresentar dificuldades a não ser encontrar oportunidades para tal, o único realmente tenso é Get Away from Her!, que requer que você salve seu parceiro de um confronto corporal. Sempre que estiverem contra um inimigo apenas, forcem a situação, com um dos jogadores engajando em combate corporal e deixando que o parceiro elimine-o antes que seja tarde demais.

As mesmas dicas e cartas para o modo para um jogador valem para prolongar sua vida e encontrar artefatos. No caso de Adventure Besties, vocês devem abrir um total de cinco tesouros de criptas (sarcófagos ou códices). Esse tesouro da cripta também cede uma vida extra, necessária para poder cumprir o requisito de No One Left Behind. Não é possível alvejar diretamente seu parceiro, mas você pode criar situações (também úteis para "Teamwork") usando flechas de fogo ou veneno.

Por fim, para Alone Time, afaste-se de seu parceiro. Quando tiverem atingido a distância necessária, Lara irá falar algo no sentido de que precisa reencontrar sua parceira. Ignorem o comentário e sobrevivam um dia inteiro sem se reaproximar para completar o desafio.

Uma playlist contendo todos os troféus do modo pode ser conferida aqui.