quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Impressões e imagens de LCGOL para Android

Há poucos dias atrás, alguém relatou no TRF que Guardian of Light havia "voltado" à Google Play, a loja virtual para dispositivos Android. Na verdade, o jogo sempre esteve disponível, mas até recentemente era compatível com poucos dispositivos — quando adquiri o meu Moto G, fiquei chateado ao descobrir que não poderia usufruir do jogo.

Uma atualização recente, porém, eliminou essa "exclusividade", tantos anos após o lançamento do jogo. Parece algo que passaria despercebido, considerando a idade do jogo, mas eu simplesmente não podia deixar passar: como fã inveterado da franquia, sempre ansioso por mais Lara Croft, tinha que conferir. Esta jornada está devidamente registrada nas screenshots da galeria acima.

Tendo já encarado os desafios de TR1 e TR2 com controles touch-screen, posso dizer que a adaptação para os controles de LCGOL foi fácil, mas não posso deixar de admitir que morri inúmeras vezes ao errar pulos por conta do ângulo da câmera isométrica. A dinâmica do jogo é diferente dos jogos clássicos, e felizmente os checkpoints são frequentes.
Visualmente falando, o jogo me fez pensar diversas vezes em Underworld para DS. Algumas das animações parecem mais lentas e outras parecem estar incompletas, mas creio que todas as mecânicas estão presentes: correr em paredes com o gancho magnético, improvisar escadas usando lanças, usar explosivos para mover esferas, etc.

Fiquei positivamente surpreso com a fidelidade do jogo à versão original. Todas as fases centradas em lava foram removidas, mas as que permaneceram são essencialmente iguais à versão padrão do jogo. A única fase onde as coisas realmente mudam é Xolotl's Stronghold: talvez pela remoção da lava do jogo, ela passa a ser baseada em veneno ao invés. Estruturalmente, porém, é igual.
Embora com uma quantidade menor de colecionáveis (artefatos, relíquias e armas) e desafios, esta versão possui um número bem maior de conquistas. Dentro dos próximos dias devo postar, a título de curiosidade, a relação completa destas últimas, seguindo o formato que costumo usar para esse tipo de conteúdo. A saber: existe uma arma exclusiva, que já cadastrei na WikiRaider.

Infelizmente não consegui atingir a marca de 100%, não tenho certeza se por alguma limitação intelectual ou algum tipo de bug, mas o jogo insiste que existe uma relíquia que não encontrei em Belly of the Beast, além de um ou outro upgrade em outras fases. Sondei a internet atrás de respostas, mas infelizmente não tive êxito nesta busca.

Não pude conferir o modo cooperativo, então neste momento em que tento reunir pensamentos, me pergunto se as 10 fases se adaptam para abrigar dois jogadores, da mesma forma que na versão principal. Eu ficaria ainda mais impressionado, se for o caso.

De qualquer maneira, se você gosta de LCGOL e seu dispositivo é compatível, este é um app mais do que recomendado.

Lara Croft and the Guardian of Light
USD 3.99
Lançamento: 18/07/2012

Google Play | App Store (iOS)