terça-feira, 8 de agosto de 2017

Escolha e Sacrifício

A história Choice and Sacrifice (edições #6 a #12) retoma o já saturado drama em torno de Samantha e Himiko. Reforço minha opinião de que tentar vincular diferentes mídias a um único cânone foi um erro gravíssimo, e essa constante repetição de temas só faz desfavores a franquia. Mas enfim, eis aqui uma visão geral do arco.

Sam está internada em um asilo sueco particular, após ter sido considerada mentalmente insana por assassinar um guarda (durante Queen of Serpents). Sob domínio de Himiko, ela mata uma enfermeira durante a noite e escapa do asilo com outras pacientes, que rapidamente formam um culto.

Lara é informada sobre o ocorrido e invade o asilo, onde encontra caixas com o símbolo da Trinity. Uma enfermeira informa que o asilo foi adquirido recentemente por uma nova corporação e que tudo mudou desde então. Lara é dominada enquanto analisa uma ilustração de Himiko no quarto de Sam.

Enquanto tortura Lara, o doutor que assumiu o asilo revela que buscava uma conexão entre Sam e a Fonte Divina. Lara rapidamente entende que a Trinity está, de fato, envolvida diretamente. Após fingir um desmaio, ela foge e telefona pedindo para que Jonah venha até ela.

Partindo para a Alemanha, a turma de Himiko para em um posto de gasolina para abastecer. Um homem dá em cima de Himiko, o que resulta no posto inteiro subindo em chamas. As seguidoras estão ansiosas para partir para a terra da rainha, Yamatai, mas Himiko exige que Lara Croft seja morta antes. Paralelamente, a Trinity possui ordens para encontrar as duas garotas.

Enquanto isso, Lara encontra a professora Morrow, que havia publicado um artigo sobre rituais de possessão e um dito Espelho de Wei. Atualmente em uma universidade de Berlim, a professora acredita que ele era uma ferramenta usada em práticas sombrias.

Morrow apresenta Lara à Greta, uma especialista em canalizar espíritos. Mesmo sem nunca ter visto Lara antes, Greta transmite a mensagem de que um espírito antigo tomou o corpo de sua amiga e que ela deve procurar o espelho, referindo-se a ele como uma prisão de almas. Na biblioteca local, Lara descobre que o espelho era usado com o poder do sol, e, enquanto as vítimas eram sacrificadas, Himiko olhava diretamente para elas — nunca para o espelho.

Lara se infiltra na universidade e encontra o espelho, após matar uma das seguidoras de Himiko. Lara e Jonah debatem o real poder do espelho, já que não podem prever qual dos dois espíritos será removido do corpo da garota.

No quartel-general improvisado de Himiko, Lara engaja em combate corporal com ela, enquanto soldados da Trinity lidam com as cultistas. As garotas caem dentro de um esgoto, e Himiko tenta fugir. Ela é perseguida e apreendida por Lara, longe do confronto entre as duas facções.

Presa em uma sala repleta de espelhos, Sam tenta enfraquecer o espírito de Himiko ao se ferir com uma faca, que Himiko havia escondida na manga. Jonah abre uma janela, permitindo que a luz do sol ative o poder do Espelho de Wei. Incapaz de desviar o olhar, Himiko é capturada pelo artefato.

Dois dias depois, Sam está novamente hospitalizada, sendo monitorada pela polícia, afinal fora identificada por gravações no posto de gasolina e de outros incidentes desde sua fuga do asilo. Conversando com Antonia Nishimura, Lara pede para que ela mantenha sua filha em um lugar distante, calmo e seguro — longe de Lara, para seu próprio bem.

[ * * * ]

Essa postagem vem com um imenso atraso, eu sei, mas foi o recente anúncio da minissérie Survivor's Crusade que me fez deixar a procrastinação de lado. Não tenho grandes esperanças, sinceramente, mas considerando que Sam praticamente deixou de existir em Rise of the Tomb Raider, talvez esse arco sirva para eliminar Richard Croft do próximo jogo...

Dedos cruzados, certo?