segunda-feira, 12 de março de 2018

Sobre as remasterizações de TR1, TR2 e TR3

[Atualizado em 21/03/2018:] Infelizmente, hoje recebemos a já esperada confirmação de que estes projetos não foram sancionados pela Square Enix e, portanto, não irão para frente. Não sabemos os motivos, mas, como eu havia dito, desde o começo a abordagem me pareceu inadequada.

Eis a nota oficial da Crystal Dynamics sobre o assunto:
Embora apreciemos a paixão e empolgação pela franquia Tomb Raider, as remasterizações em questão foram iniciadas e divulgadas sem aprovação. Assim, elas nunca foram sancionadas oficialmente. Garantir que os fãs recebam experiências de alta qualidade está no coração de nossa missão como uma empresa, a qual requer que todos os projetos passem pelos devidos canais. Estamos entusiasmados com o futuro de Tomb Raider, e não podemos agradecer o suficiente aos nossos fãs pela empolgação e apoio contínuo à franquia.
A realtech VR abandonou o projeto e removeu vídeos e mensagens referentes ao mesmo, citando que vai passar a desenvolver apenas projetos de propriedades intelectuais próprias. Resta ver como a imprensa mundial vai regurgitar essa atualização, já que ela foi tão rápida e sedenta ao propagar uma notícia que se originou de uma simples resposta a outro usuário do Twitter...

[ * * * ]

Nos últimos dias, portais de games do mundo inteiro compartilharam notícias sobre uma remasterização gratuita para os três primeiros jogos da série Tomb Raider, da então desenvolvedora Core Design. Você não deve se empolgar com essa notícia, ainda, uma vez que não tivemos qualquer tipo de comunicado formal sobre tal projeto.

Todas as notícias tomaram forma a partir do seguinte tweet da realtech VR, pequena desenvolvedora que portou Atlantean Scion e Dagger of Xian para Android e iOS: 

"@realtech_VR: Remasterizações de TR1-3 para PC são planejadas para Steam gratuitamente e vão exigir a compra da versão DOS à venda na Steam (como ZDoom para jogos Doom). Além disso, a versão para PC vai oferecer suporte para OpenVR e apresentar uma nova engine 3D para os 3 jogos."

De forma resumida, eles conseguiram acesso ao código-fonte de Adventures of Lara Croft, que até recentemente era dado como perdido, e estão trabalhando em uma versão do jogo para iOS neste momento. Essa versão ainda não foi sancionada pela Square Enix, mas, considerando que os dois primeiros jogos ainda são comercializados pelas lojas de suas respectivas plataformas, acredito que teremos TR3 (nada foi dito sobre The Lost Artifact) em nossos smartphones num futuro próximo.

Já a questão da "remasterização" é mais complicada, a meu ver. De acordo com os tweets da realtech VR, o interesse deles é distribuir essas versões modernizadas gratuitamente através da Steam. Considero o termo "remasterização" forte demais para descrever o que está sendo feito, embora, sim, existirão diversas melhorias gráficas.

No ano passado, eles compartilharam vídeos exibindo algumas das melhorias gráficas propostas, tanto para TR1 como para TR2. Por conta dessa inesperada enxurrada de notícias, e em resposta aos questionamentos, eles prometeram para abril um vídeo mostrando como está ficando o TR3.

Por fim, hoje eles finalmente botaram o pé no chão e afirmaram que precisam do aval da Square Enix para levar quaisquer dos projetos para frente. Isso pode não acontecer, e por este motivo eu aconselho que todos mantenham um otimismo cauteloso.

Vamos manter os dedos cruzados, afinal mesmo com diversas melhorias desenvolvidas por fãs, TR1 ainda é distribuído pela Steam e GOG como um jogo de DOS acompanhado de um emulador. Francamente, esta é uma solução inadequada, portanto uma recauchutagem geral seria muito bem-vinda e facilitaria a preservação deste clássico.