sábado, 7 de abril de 2018

Underworld

E minha mini-maratona chega ao fim com a versão para Nintendo DS de Underworld. Curiosamente, Anniversary ficou restrito ao Wii em plataformas Nintendo, mas o capítulo final da trilogia recebeu uma excelente adaptação para o portátil pelas mãos do estúdio Santa Cruz Games.

A versão para DS segue à risca a mesma história das versões principais do jogo, mas devido a jogabilidade ser adaptada para progressão lateral em 2D, todos os níveis correspondem a interpretações novas. Legend tentava adaptar os níveis, enquanto aqui as semelhanças são poucas.

Devo ressaltar que, apesar da jogabilidade em 2D, todos os personagens e ambientes são tridimensionais, com gráficos muito bons para a plataforma, em minha opinião, e, de certa forma, capazes de evocar uma certa nostalgia. A própria Lara conta com uma variedade incrível de movimentos em seu repertório, o que permite uma grande variedade na navegação dos ambientes.

Tal navegação talvez seja o principal problema da versão. Cada uma das áreas que Lara visita possui uma série de breves níveis, bastante lineares e notavelmente focados em plataforma. Essa linearidade acaba reduzindo a exploração a um mínimo, e as sistemáticas de plataforma podem não agradar.

O sistema de combate funciona de forma similar à versão principal, permitindo travar a mira num inimigo e usar esquivas acrobáticas enquanto dispara. O minigame que usava a tela de toque para esse fim, usado em TRL, é deixado de lado, mas a tela de toque é usada em diversas outras situações, principalmente para resolver pequenos quebra-cabeças para abrir portas ou encontrar tesouros.

Outra curiosidade é que a versão para DS conta com alguns elementos que fizeram falta nos outros consoles. Ao invés de uma cutscene, é você quem dispara as armas contra Amelia, por exemplo, e embora o último nível mantenha o foco no maquinário de Natla, a vilã surge em certos momentos para um breve confronto direto.

Enfim, é esse tipo de diferença que me inspira a explorar diferentes versões de um mesmo jogo. Ainda considero uma lástima que uma versão para o PSP não tenha existido, mas talvez tenha sido para o melhor (vide a versão para PS2)...


[ * * * ]

A título de curiosidade apenas, abaixo apresento o meu ranking pessoal destes jogos para portáteis Nintendo. Incluir os jogos de PSP nessa relação (ou mesmo nesse marcador) seria injusto, uma vez que estão bem próximos das versões principais dos seus respectivos jogos.
  1. The Prophecy (GBA)
  2. The Nightmare Stone (GBC)
  3. Underworld (NDS)
  4. Curse of the Sword (GBC)
  5. Legend (NDS)
  6. Legend (GBA)
Em algum momento, num futuro pós-Shadow of the Tomb Raider, pretendo realizar uma jornada similar dedicada aos jogos para celulares. Tantos jogos, tão pouco tempo...