sexta-feira, 4 de maio de 2018

Tomb Raider entra para Hall da Fama de games

A franquia Tomb Raider registra uma nova conquista em seu histórico: este ano, o jogo que lançou Lara Croft ao estrelato entrou para o World Video Game Hall of Fame, situado no museu The Strong, em Rochester, NY (Estados Unidos).

Essa exibição dedicada aos games mais importantes e influentes existe desde 2015. Todos os anos, ela é expandida com novos jogos indicados por eleição popular, após uma consultoria de jornalistas, escritores e outras pessoas familiarizadas com a indústria. Este ano, quatro jogos garantiram seu lugar no museu: TR1 (1996), Final Fantasy VII (1997, também da Square Enix), John Madden Football (1990) e Spacewar! (1962).

Segue a descrição da franquia, traduzida livremente da mensagem do museu à imprensa:
Combinando os melhores elementos de jogos de ação e aventura com jogos de plataforma e resolução de enigmas, Tomb Raider (1996) ofereceu aos jogadores um universo cinematográfico único em 3D, gráficos de ponta e uma protagonista que continua sendo uma figura icônica nos games. Em grande parte por causa da personagem Lara Croft, e sua representação por Angelina Jolie em um sucesso de bilheterias nos cinemas, Tomb Raider desfruta de um vasto apelo tanto entre jogadores e não-jogadores, e atualmente a franquia já vendeu mais de 63 milhões de unidades no mundo inteiro. "O Guinness World Records cita Lara Croft como a 'personagem feminina de videogames mais reconhecida' de todos os tempos," diz a curadora Shannon Symonds. "A personagem causou controvérsias por seu status inicial como sex symbol, mas ela evoluiu junto com a franquia e se tornou o epítome de uma forte heroína feminina."
Vida longa à nossa rainha! Confira todos os jogos que fazem parte da exibição no site do museu.