terça-feira, 1 de maio de 2018

Visão geral e recap de Tomb Raider Archives

Como eu havia prometido, eis aqui um recapitulativo da indispensável série Tomb Raider Archives. Publicados pela editora Dark Horse como parte do cronograma #TombRaider20, os tomos contêm (quase todas) as histórias em quadrinhos publicadas entre os anos 1999 e 2005 pela editora Top Cow, então detentora dos direitos da franquia.

O que torna essa coleção especial, porém, é o acabamento. Além do tamanho substancialmente maior (aprox. 21x32cm, contra os 17x25cm das publicações originais), os livros possuem capa dura, papel e impressão de excelente qualidade, galerias de capas alternativas e extras. Luxuosas aquisições para qualquer colecionador, sem dúvida.

As histórias dos primeiros três volumes estão em ordem de publicação, portanto, Pieces of Zero é interrompida na metade por Year of the Cat. Por problemas de licenciatura entre as editoras, a edição #25 está faltando, e sua ausência é notável pois um grande evento ocorre entre as edições #24 e #26. Nenhum contexto é oferecido ao leitor.

Nesses dois aspectos, os tankobons possuem uma grande vantagem: não apenas as histórias estavam reordenadas para facilitar a leitura, mas o arco Endgame estava incluso integralmente, ou seja, não apenas a edição #25, mas também Witchblade #60 e EVO #01.

Ademais, a ausência da edição #25 não faz muito sentido ao considerarmos que o arco Gathering Storm, que envolve diretamente a personagem Magdalena, ainda assim, sobreviveu à burocracia envolvida.

Por fim, os extras. Já cobri dois deles aqui no blog, e para os outros dois não tenho muito a falar. Air Tibet é uma fanfic sofrível que havia sido publicada oficialmente no Lara's Book, no auge da popularidade de Tomb Raider em 1998.

Tales of the Lara Croft é um caso complicado. Sabe-se que era um fanzine de quadrinhos organizado pelo extinto portal Planet Lara, com o aval da Eidos, mas não tenho certeza sobre sua real distribuição uma vez que nunca vi uma edição no eBay, por exemplo, e sei apenas de um ou dois exemplares em coleções alheias. Era editado e publicado pela mesma editora que veio a publicar o prólogo do fanfilm Tears of the Dragon, que eu também nunca vi....

Oh, bem. A seguir, você pode conferir o conteúdo de cada volume: